O que é um argumento de autoridade de um exemplo?

Índice

O que é um argumento de autoridade de um exemplo?

O que é um argumento de autoridade de um exemplo?

Argumentos de autoridade. ... Um argumento de autoridade é um argumento baseado na opinião de um especialista. Os argumentos de autoridade têm geralmente a seguinte forma lógica (ou são a ela redutíveis): «a disse que P; logo, P». Por exemplo: «Aristóteles disse que a Terra é plana; logo, a Terra é plana».

O que é argumento de autoridade o que é autoridade de um argumento?

Argumento de Autoridade, também conhecido como apelo à autoridade ou argumentum ad verecunidam (em latim), é uma forma de argumento em que a opinião de uma autoridade em um assunto é utilizada para defender um ponto.

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é um argumento por analogia?

Num argumento por analogia partimos de um conjunto de semelhanças relevan- tes entre dois elementos para atribuir a um deles uma propriedade observada no outro. Por exemplo: Ao contrário do primeiro exemplo, neste a analogia parece ser insuficiente para considerarmos a conclusão aceitá- vel.

Como a autoridade de argumento se mantém?

A construção da autoridade é um processo constante e que precisa sempre ser revisto e avaliado. Ninguém se mantém como autoridade sem produzir algo relevante. ... Por isso, para construir uma autoridade, baseada na persuasão, trabalhe de uma forma ampla e completa.

Como identificar os argumentos de um texto?

A argumentação não trabalha com fatos claros e evidentes, mas sim investiga fatos que geram opiniões diversas, sempre em busca de encontrar fundamentos para localizar a opinião mais coerente. Não se pode, em uma argumentação, afirmar a verdade ou negar a verdade afirmada por outra pessoa.

Qual a estrutura de um argumento de autoridade?

  • A estrutura de um argumento de autoridade sempre será a mesma: uma declaração “X” é verdadeira porque “Y” é uma autoridade sobre o assunto. Dessa forma, supõe-se que o argumento seja verdadeiro, uma vez que a opinião de “Y” é objetivamente bem fundamentada e possui informações e credibilidade suficientes para ter razão (REASONING RESOURCES, 2008).

Quando o argumento da autoridade é razoável?

  • Esse tipo de argumento é razoável apenas quando não é necessário verificar a veracidade da afirmação (softschools.com, 2017). Dessa forma, o argumento da autoridade é considerado uma falácia, pois se baseia em um sentimento e nos fatores que determinam a autoridade da pessoa que emite o argumento.

Como avaliar um argumento de autoridade?

  • Em primeiro lugar, para avaliar um argumento de autoridade, é fundamental saber se a suposta autoridade é de fato um especialista ou tem condições de estar bem informada sobre o que diz. Em segundo lugar, ao usar ou acreditar em um argumento de autoridade, é importante verificar se a maioria dos especialistas na área não discorda sobre o assunto.

Como funciona o conceito de autoridade?

  • Portanto, argumentos de autoridade funcionam assim: citamos a opinião de um terceiro, especialista no tema que estamos debatendo, para para justificar uma opinião que desejamos defender. É importante notar que o conceito de “autoridade” usado nesse caso é diferente do conceito mais comum de “autoridade”.

Postagens relacionadas: