Qual a definição de intertexto?

Índice

Qual a definição de intertexto?

Qual a definição de intertexto?

Conjunto de referências ou influências de outro(s) texto(s) num texto.

O que é intertexto exemplo?

Por exemplo, quando um poema faz alusão a outro poema, a intertextualidade ocorreu entre dois gêneros discursivos iguais. No entanto, se uma canção faz alusão a um romance ou então se um desenho animado faz alusão a uma pintura, dizemos que houve intertextualidade entre dois gêneros discursivos diferentes.

O que é intertexto na arte?

Quando uma obra de arte ou uma obra literária dialoga com a outra. "Intertexto" é a presença de vestígios, partes, influências ou mesmo recortes de um texto A em um texto B. Existem várias formas de uso do intertexto: na escrita, no cinema, na literatura, nas artes plásticas etc.

O que é Hipotexto?

Termo sinónimo de subtexto ou texto marginal ao texto principal, normalmente ocupado por notas de rodapé, posfácio, referências bibliográficas, etc. O princípio de subordinação do hipotexto ao texto debaixo do qual se “esconde” deriva do próprio conceito de hipertexto. ...

Qual o intertexto do texto 2?

É um recurso que pode ser encontrado em muitos textos do Modernismo. O texto 2 está em intertextualidade com o texto 1. ... Pelo que você leu a respeito de intertextualidade, trata-se de uma paráfrase ou de uma paródia? Explique.

Como se dá a intertextualidade?

A intertextualidade acontecerá quando um determinado texto fazer referência a outro, ou a situação e/ou acontecimento pré-existente. Essa referência pode ser implícita ou explícita.

Como funciona o intertexto?

  • Para compreender a presença deste mecanismo em um texto, é necessário que a pessoa detenha uma experiência de mundo e um nível cultural significativos. O intertexto só funciona quando o leitor é capaz de perceber a referência do autor a outras obras ou a fragmentos identificáveis de variados textos.

Qual a intertextualidade em um texto?

  • Intertexto. A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. Para compreender a presença deste mecanismo em um texto, é necessário que a pessoa detenha uma experiência de mundo e um nível cultural ...

Por que a tradução se insere na intertextualidade?

  • A tradução se insere na esfera da intertextualidade porque o tradutor recria o texto original. A Referência é o ato de se mencionar determinadas obras, de forma direta ou indireta.

Será que o intertexto está presente na pintura?

  • Isto significa que o intertexto não está somente ligado ao contexto literário. Ele pode estar presente na pintura, a qual pode interagir com uma foto produzida séculos depois; na publicidade, quando, por exemplo, o ator que anuncia o Bom Bril está trajado como a Mona Lisa, criada por Leonardo da Vinci.

Postagens relacionadas: