O que é elementos humanos ou culturais?

Índice

O que é elementos humanos ou culturais?

O que é elementos humanos ou culturais?

os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc).

O que são elementos humanos?

São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho de mulheres e homens.

Como são produzidos os elementos humanos ou culturais?

Os elementos humanos ou culturais são produzidos pelos seres humanos, como casas, edifícios, escolas, hospitais, ruas, estradas, pontes, plantações, aeroportos, entre outros. As paisagens em que há predomínio de elementos humanos são chamadas paisagens humanizadas ou culturais.

O que é uma paisagem humana?

São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem. Sempre que existir uma construção humana, trata-se de uma paisagem humanizada. Desta forma, as cidades e as aldeias são exemplos deste tipo de paisagem, como também as áreas industriais e de produção agrícola.

Quais são os elementos culturais?

  • Os elementos culturais são todas as partes que compõem a cultura de um povo, país, grupo étnico ou região. Juntamente com os elementos naturais, eles dão forma, coesão e identidade às sociedades e permitem sua identificação e diferenciação claras em relação aos outros.

Quais são os elementos da cultura imaterial?

  • Relacionado com os elementos intangíveis e espirituais de um grupo, a cultura imaterial representa os saberes, os modos de fazer e os valores partilhados entre os membros de uma sociedade. Como exemplos, podemos citar os rituais, as lendas, as festas, a linguagem, a culinária, etc.

Como os elementos culturais de uma cidade podem ser modificados?

  • Nos tempos antigos, os elementos culturais de uma cidade podiam ser modificados por conquistas, invasões, cruzadas, etc.

Por que existem diferenças culturais entre os diversos grupos?

  • O que existe são diferenças culturais entre os diversos grupos. Ao fazer juízo de valor sobre algum aspecto externo à sua cultura, podemos estar sendo etnocêntricos. O etnocentrismo ocorre quando consideramos nossos hábitos ou condutas superiores aos de outrem e isso pode gerar preconceitos não fundamentados.

Postagens relacionadas: