O que são elementos radioativos exemplos?

Índice

O que são elementos radioativos exemplos?

O que são elementos radioativos exemplos?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. ... O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

Quais são os principais elementos radioativos Brainly?

Resposta: Os principais elementos radioativos são: urânio-235, cobalto-60, estrôncio-90, rádio-224 e iodo-131.

Qual é o material mais radioativo do mundo?

o polônio 210 Se comparado com o rádio — outro elemento radioativo —, o polônio 210 emite 5 mil vezes mais partículas alfa, que carregam muita energia e podem chegar a destruir o material genético de células do corpo humano.

Quais são os elementos radioativos naturais?

  • Todos os isótopos (átomos que possuem o mesmo número de prótons) dos elementos radioativos, isto é, que apresentam número atômico maior ou igual a 84, emitem radiação. Os elementos radioativos naturais são aqueles em que todos os seus isótopos são radioativos e encontrados dessa forma na natureza.

Quais os elementos que apresentam radioatividade?

  • Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40. São os elementos produzidos artificialmente pela transformação nuclear de um elemento formando um outro elemento, principalmente por reações de transmutação.

Quais são os elementos radioativos artificiais?

  • Os elementos radioativos artificiais são todos aqueles que não existem na natureza. Eles podem ser transurânicos ou cisurânicos. Os transurânicos apresentam número atômico maior do que 92. Já os cisurânicos apresentam número atômico menor do que 92.

Quais os elementos radioativos presentes na tabela periódica?

  • Cerca de 90 elementos radioativos estão presentes na tabela periódica. Lembre-se que os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico e que possuem o mesmo número atômico (Z) e diferente número de massa (A).

Postagens relacionadas: