O que é a iconografia?

Índice

O que é a iconografia?

O que é a iconografia?

Significado de Iconográfico adjetivo Relacionado com iconografia, com a representação de algo através de imagens, gravuras, fotos. Pode se referir ao material imagético usado para consulta ou representação visual de: material iconográfico.

O que é iconografia na língua portuguesa?

Iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados.

O que caracteriza uma cena iconográfica?

A iconografia estuda a origem das imagens, e como elas são expostas e formadas. ... A pesquisa iconográfica pode trazer mais conteúdo pra um texto sobre um período histórico com imagens de esculturas, obras arquitetônicas, quadros ou fotografias. O pesquisador pode ser funcionário da editora ou um profissional à parte.

Quais são os documentos iconográficos?

  • Documentos iconográficos Entre documentos iconográficos, incluem-se pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz, entre outros. A descrição bibliográfica de documentos iconográficos deve ser segundo o modelo:

Qual a origem da palavra iconografia?

  • A origem da palavra iconografia surgiu a partir da junção de dois termos gregos, " eikon " = "imagem" e " graphia " = "escrita", significando literalmente "a escrita da imagem". A iconografia abrange o estudo de trabalhos imagéticos como estátuas, pinturas, gravuras, retratos e etc.

Qual a iconografia de um livro?

  • Muitos livros possuem imagens e desenhos para ilustrar o seu conteúdo. Essas imagens e desenhos são a sua iconografia. Muitas editoras têm profissionais encarregados de fazer pesquisas iconográficas com vistas de se encontrar o melhor material possível para compor a iconografia de um livro ou revista.

Qual é o sentido comum do termo iconografia?

  • Um sentido comum para o termo iconografia é aquele que faz referência às imagens que serão utilizadas para ilustrar determinada obra. Muitos livros possuem imagens e desenhos para ilustrar o seu conteúdo. Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.

Postagens relacionadas: