O que é o domínio Morfoclimatico da Amazônia?

Índice

O que é o domínio Morfoclimatico da Amazônia?

O que é o domínio Morfoclimatico da Amazônia?

O domínio morfoclimático da Amazônia, segundo a classificação dos domínios brasileiros elaborada por Aziz Ab'Saber, abrange o conjunto de características topográficas, pedológicas, climáticas, florestais e hidrológicas da área ocupada pelo bioma amazônico.

Qual o domínio Morfoclimatico descrito nesse texto?

O domínio morfoclimático cuja a formação vegetal figura em uma pastagem natural é o domínio das pradarias, portanto a letra e está correta. Na região sul Brasil este domínio é conhecido também como Pampas ou Campanha Gaúcha, e situa-se na principalmente na porção sul do Rio Grande do Sul.

Qual é o domínio Morfoclimático apresentado?

Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.

Qual é o elemento mais marcante do domínio amazônico?

“A Floresta e a Bacia Amazônicas são as principais referências do Domínio Amazônico. (…) A vegetação adapta-se à elevada temperatura e umidade do Clima Equatorial. No entanto, de toda a água precipitada sobre a floresta, apenas 25% fica na superfície ou infiltra no solo.

Como é o solo do domínio Morfoclimáticos da Caatinga?

O clima da Caatinga é o Semiárido, marcado por temperaturas elevadas e por pouca chuva. O solo da Caatinga é extremamente fértil, porém muito raso e pedregoso. A rede hidrográfica da Caatinga é pequena e formada, no geral, por rios intermitentes.

Postagens relacionadas: