O que são equipamentos urbanos e comunitários?

O que são equipamentos urbanos e comunitários?

O que são equipamentos urbanos e comunitários?

São considerados equipamentos urbanos comunitários os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer e similares”. Também são considerados equipamentos públicos, os de abastecimento de água, serviços de esgotos, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica e gás canalizado.

Quais as duas espécies de equipamentos públicos de infraestrutura?

Segundo a Lei Federal 6.766/79 conceitua equipamentos comunitários e urbanos da seguinte maneira: Comunitários: equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer e similares; Urbanos: equipamentos públicos de abastecimento de água, serviços de esgoto, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica e ...

Quais são as funções dos equipamentos sociais?

Para Couto (1981), os equipamentos comunitários desempenham importante função para o equilíbrio social, político, cultural e psicológico de uma população, pois funcionam como fator de escape das tensões geradas pela vida contemporânea em comunidade.

Como é chamada a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos?

Metrópole — a cidade principal ou cidade-mãe, isto é, a cidade que possui os melhores equipamentos urbanos do país (metrópole nacional), ou de uma grande região do país (metrópole regional)".

Quais os equipamentos urbanos públicos e privados existentes na proximidade?

São equipamentos urbanos públicos ou privados: I - os equipamentos de administração e de serviço público (segurança pública, infra-estrutura urbana, cemitérios, administrativos de uso comum e especial); II - os equipamentos comunitários e de serviço ao público (de lazer e cultura e de saúde pública);

O que são equipamentos de infraestrutura?

Infraestrutura é o conjunto de atividades e estruturas da economia de um país que servem de base para o desenvolvimento de outras atividades. ... Sem ela, as empresas não conseguem desenvolver adequadamente seus negócios.

São considerados equipamentos públicos urbanos de infraestrutura?

§ 1o Consideram-se equipamentos públicos urbanos as instalações e espaços de infraestrutura urbana destinados aos serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de águas pluviais, disposição e tratamento dos resíduos sólidos, transporte público, energia elétrica, rede telefônica, gás ...

O que são equipamentos sociais exemplos?

Os tipos destes equipamentos incluem creche, lar de crianças e jovens, centro comunitário, centro de convívio e equipamentos para pessoas deficientes.

Qual a importância dos equipamentos urbanos?

No que tange aos equipamentos urbanos, eles são responsáveis pela vida da cidade e assim estudá-los torna-se fundamental para se conhecer e planejar melhor as cidades, entre elas as pequenas cidades que são dependentes de outros centros urbanos próximos, devido à insuficiência de infraestruturas e serviços.

Quais são os equipamentos urbanos comunitários?

  • São considerados equipamentos urbanos comunitários os equipamentos públicos de educação, cultura, saúde, lazer e similares” [2]. Também são considerados equipamentos públicos, os de abastecimento de água , serviços de esgotos , energia elétrica , coleta de águas pluviais , rede telefônica e gás canalizado.

Quais são os principais equipamentos urbanos?

  • Os principais equipamentos urbanos são aqueles qualificam a cidade trazendo conforto para a sociedade, como por exemplo um projeto para ciclovias, que possibilita organizar o fluxo de ciclistas e motoristas, além de possibilitar maior segurança no deslocamento.

Quais são os equipamentos públicos estáveis?

  • Também são considerados equipamentos públicos, os de abastecimento de água, serviços de esgotos, energia elétrica, coleta de águas pluviais, rede telefônica e gás canalizado. A finalidade de manter os equipamentos urbanos estáveis, é fundamental para o bem estar das pessoas .

Postagens relacionadas: