Como eram feitas as gárgulas?

Como eram feitas as gárgulas?

Como eram feitas as gárgulas?

Na arquitetura, uma gárgula é uma pedra esculpida, geralmente feita de granito com um bico concebido para transportar a água de um telhado, impedindo assim que a água da chuva escorra pelas paredes. Algumas quimeras ou figuras grotescas não funcionam como desaguadouros mas apenas para funções artísticas e ornamentais.

Qual era a função real das gárgulas?

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.

Quais são as gárgulas?

  • As gárgulas são esculturas que representam figuras humanas, monstruosas ou animalescas. Muitas vezes feitas a partir de rochas como o mármore, elas servem a um propósito muito importante na arquitetura.

Qual a história das gárgulas mais famosas?

  • Essa estranheza colaborou para que as pessoas passassem a acreditar que as gárgulas serviam também para afastar os maus espíritos, idéia que se consagrou e é recitada pelos guias de turismo em toda a Europa. Mas você não precisa ir até lá para ver algumas das gárgulas mais famosas.

Qual a origem das gárgulas na Europa?

  • Mas seria sobretudo na época medieval, mais precisamente no período entre os séculos XII e XV, a partir da construção das grandes catedrais góticas, que as gárgulas viriam a popularizar-se na Europa Ocidental, principalmente na França, embora também na Inglaterra e, em menor escala, em outros países.

Como funciona o escoamento das gárgulas?

  • Ao executar essa função, as gárgulas evitam que a água da chuva escorra sobre as paredes, o que poderia erodir a argamassa que mantém o edifício em boas condições. O sistema de escoamento das gárgulas é relativamente simples. Muitas delas apresentam sulcos cortados em suas costas para captar a água proveniente da chuva.

Postagens relacionadas: