Como tratar as doenças psicossomáticas?

Índice

Como tratar as doenças psicossomáticas?

Como tratar as doenças psicossomáticas?

O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos para aliviar os sintomas, no entanto, é importante o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, e tratar a verdadeira causa do problema.

Como tratar a somatização?

Não há um tratamento com medicamentos específico para a somatização. Mas como até 90% das pessoas com transtorno de sintomas somáticos também apresentam o diagnóstico de depressão ou ansiedade, medicamentos para essas doenças são frequentemente utilizados.

Como parar de somatizar?

O que fazer nesses casos?

  1. Manter o equilíbrio emocional através do autoconhecimento;
  2. Ser flexível e buscar novas formas de lidar com as dificuldades;
  3. Respeitar seus limites, pois todos nós os temos;
  4. Evitar agir por impulso, o que pode levar-nos ao arrependimento e culpa;

O que são doenças psicossomáticas e como evitá las?

As doenças psicossomáticas, também chamadas de transtornos somatoformes, são originadas do desequilíbrio emocional. Elas são como sinais para avisar que algo não está certo conosco, uma forma do corpo e a mente pedirem uma pausa.

Quais são as doenças psicossomáticas?

  • As doenças psicossomáticas são caracterizadas por sintomas físicos que afetam um órgão ou sistema fisiológico e cujas causas são principalmente emocionais. Um trauma psicológico (morte, divórcio, separação, acidente, perda de emprego, etc) pode fazer com que nossas defesas naturais caiam repentinamente e causar doenças.

Qual a sua origem psicossomática?

  • A primeira doença considerada de origem psicossomática foi a úlcera estomacal. Geralmente, os distúrbios gastrointestinais são as doenças psicossomáticas mais frequentes. Também foi comprovado que as doenças da derme, se não estivessem associadas a uma doença ou a um vírus, teriam origem psicológica.

Por que doenças psicossomáticas têm causas emocionais?

  • Doenças psicossomáticas têm causas emocionais. Sentimentos como raiva, ansiedade, angústia, medo ou desejo de vingança, podem produzir sintomas reais como dor ...

Como fazer o diagnóstico de uma doença psicossomática?

  • O diagnóstico de uma doença psicossomática deve ser feito por um psiquiatra, mas um clínico geral ou outro especialista podem apontar esta possibilidade, porque excluem a presença de outras doenças através do exame físico e de laboratório.

Postagens relacionadas: