Quais são as especializações da membrana plasmática?

Quais são as especializações da membrana plasmática?

Quais são as especializações da membrana plasmática?

Conheças as especializações da Membrana Plasmática

  1. Microvilosidades. Esse termo vai assombrar vocês por toda a fisiologia. ...
  2. Glicocálix. O glicocálix são glicoproteínas presentes em todas as células do corpo humano. ...
  3. Especializações de junção. ...
  4. Especializações comunicantes.

Quais as funções da membrana plasmática exceto?

A membrana plasmática é uma estrutura que reveste as células de todos os seres vivos. Essa estrutura, formada principalmente por fosfolipídeos e proteínas inseridas, apresenta várias funções, exceto a de: a) barreira seletiva.

Qual das respostas abaixo representa especializações da membrana plasmática?

Desmossomos: são especializações da superfície celular que assim como as interdigitações visam uma maior fixação de uma célula às células circunvizinhas.

Quais são as especialidades da membrana apical?

Especializações apicais

  • Microvilos (Microvilosidades) - especializações móveis. ...
  • Estereocílios - um tipo de microvilosidade, mas estes são imóveis e mais longos do que as microvilos (microvilosidades). ...
  • Cílios - Estruturas cilíndricas parecidas com dedos, presentes em quase todas as células epiteliais.

Quais os tipos de transporte passivo através da membrana?

Difusão simples e difusão facilitada são dois tipos de transporte passivo, que consiste na passagem de substâncias pela região lipídica da membrana plasmática, de um local de maior concentração para um de menor concentração ou, em outras palavras, a favor do gradiente de concentração.

O que a membrana plasmática não faz?

II. Uma das funções das proteínas da membrana plasmática é atuar nos mecanismos de transporte celular. III. A membrana plasmática é considerada impermeável, pois não permite a passagem de solvente e soluto.

O que é especializações de superfície livre?

As células do epitélio pavimentoso são achatadas e têm forma poligonal. ... Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença de especializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios e os estereocílios.

Quais são as especializações da membrana?

  • Uma vez que a membrana plasmática representa a superfície das células, em muitos casos essa superfície necessita de adaptações especiais, denominadas especializações da membrana. São elas:

Quais são as características da membrana plasmática?

  • ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA A) JUNÇÕES COMUNICANTES (JUNÇÕES TIPO “GAP”) São comunicações entre 2 células adjacentes, formadas por proteínas (conexinas) que atravessam a bicamada lipídica. O fluxo de substâncias (molécula sinalizadora; íon) ocorre pelo interior do poro formado pelas conexinas.

Por que as membranas não se tocam?

  • O espaço intercelular é preenchido por uma substância adesiva, de modo a aumentar a adesão entre as células. As membranas não se tocam. Na face interna das membranas há grande concentração de filamentos de actina, conferindo maior resistência. Trata-se de uma junção ancoradoura (adesão célula-célula). Muito abundantes em epitélios de revestimento.

Quais são as moléculas de lipídios da membrana?

  • Associadas às moléculas de lipídios da membrana plasmática estão proteínas, ora expostas na face interna, ora expostas na face externa, ou em ambas as faces. Neste último caso, denomina-se proteínas transmembranas.

Postagens relacionadas: