O que são documentos orais?

Índice

O que são documentos orais?

O que são documentos orais?

Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.

São exemplos de fontes históricas materiais?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são exemplos de fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

Quais são os registros orais?

Algumas histórias só podem ser conhecidas se alguém contar para você, isso é o que chamamos de registros orais. Os registros orais são importantes para que se mantenha determinada cultura. ... Por ser apenas oral, esses registros podem ser deturpados ao passarem de pessoa para pessoa, nunca se saberá se a história contada.

Qual a diferença entre documentos escritos e fontes orais?

  • Essa subjetividade muitas vezes é percebida, mas é ela que muitas vezes faz a diferença, pois as fontes orais contam-nos não apenas o que um povo ou um indivíduo fez, mas também os seus anseios, o que acreditavam estar fazendo ou fizeram . Poucos pesquisadores acreditam que documentos escritos são "mais confiáveis" do que as fontes orais.

Quais são as fontes orais?

  • O fontes orais são documentos não escritos que podem conter informações históricas ou documentais, amplamente utilizados por pesquisadores de várias disciplinas. As fontes orais, ou a transmissão do conhecimento narrado com a voz, permitiram que muitas histórias e informações valiosas durassem anos.

Qual a credibilidade das fontes orais?

  • Entretanto, a credibilidade das fontes orais é regularmente questionada. Através da oralidade é possível a transmissão de conhecimentos da memória humana.

Qual o papel das fontes orais na rememoração?

  • Um dos grandes questionamentos relacionados às fontes orais é o uso que se faz diretamente da memória, e inevitavelmente da rememoração.

Postagens relacionadas: