O que são e como são formados os esporos de bactérias?

Índice

O que são e como são formados os esporos de bactérias?

O que são e como são formados os esporos de bactérias?

Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.

Quais são as bactérias formadoras de esporos?

  • Outras bactérias formadoras de esporos, importantes para a humanidade, são as do gênero Clostridium. Essas são anaeróbias obrigatórias e provocam doenças como tétano ( Clostridium tetani ), a gangrena gasosa (causada por Clostridium perfringens ) e o botulismo ( Clostridium botulinum ).

Quais as bactérias produtoras de esporos?

  • Alguns exemplos de bactérias produtoras de esporos são o antraz ou carbúnculo (nome científico Bacillus anthracis ), o Clostridium botulinum, o Clostridium tetani (bactéria causadora do tétano) ,as bactérias presentes do solo do gênero Desulfotomaculum e as bactérias do gênero de bacilos anaeróbicos Sporolactobacillus.

Por que são produzidos pelas bactérias?

  • Possuem este nome, pois são produzidos no interior das bactérias. Os endósporos são produzidos pelas bactérias quando o meio em que se encontram está desfavorável a sua sobrevivência. - Possuem parede grossa, sendo uma estrutura desidratada.

Quais são as bactérias produtoras de endósporos?

  • Outros exemplos de bactérias produtoras de endósporos: - Bacillus anthracis (antraz ou carbúnculo). - Clostridium botulinum (bactéria causadora do botulismo).

Postagens relacionadas: