O que são espículas em que animais ocorrem *?

Índice

O que são espículas em que animais ocorrem *?

O que são espículas em que animais ocorrem *?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As espículas apresentam diversas formas e são classificadas de acordo com seu tamanho.

O que são as espículas?

Significado de Espícula substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.

O que são a espongina e as espículas?

A espongina é muito usada para a fabricação de esponjas sintéticas. A espongina não produz as espículas. As espículas podem ser calcárias ou silicosas dependendo da classe taxonômica; espículas formam o rígido esqueleto das esponjas (Filo Porífera), assim como fornecem proteção contra predadores.

O que são espículas Silicosas?

O esqueleto pode ser constituído por espículas calcárias ou silicosas, segregadas por células especiais - espongioblastos ou escleroblastos - da camada mediana ou mesênquima; por fibras de proteína (espongina), quimicamente relacionadas à queratina e ao colágeno; ou por uma combinação de espículas silicosas e espongina ...

Quais são as tipos de espículas?

  • Existem dois tipos de espículas, dependendo do material do qual elas são compostas: 1 Calcareas 2 Siliceas More ...

Quais são as espícolas do esqueleto?

  • Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

Como é formado o esqueleto das esponjas?

  • Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo. O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.

Postagens relacionadas: