O que é estaca moldada in loco?

Índice

O que é estaca moldada in loco?

O que é estaca moldada in loco?

Estacas moldadas in loco: são estacas de concreto armado, cujo processo executivo é a perfuração ou escavação do solo, na presença ou não de revestimento ou lama bentonítica para contenção. Posteriormente é feita a concretagem com o lançamento do concreto dentro do furo escavado.

O que são estacas Pré-moldadas de concreto?

As estacas pré-moldadas de concreto classificam-se como fundação profunda. ... Elas são introduzidas no terreno por meio de golpes sucessivos de martelos em equipamentos de bate estaca do tipo: queda livre, explosão, hidráulico ou vibração.

Quais os métodos construtivos das estacas moldadas in loco?

Estacas de concreto moldadas in loco São executadas enchendo-se de concreto, perfurações previamente executadas no terreno, através de escavações ou cravações. Podem ser: Estacas tipo broca, Estacas tipo Franki, Estacas tipo Strauss, Estacas Hélice Contínua, Estacas tipo Raiz.

São vantagens das estacas cravadas de concreto?

As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas....Com a evolução das técnicas de cravação, esta se conseguindo :

  • Redução de ruído.
  • Diminuição de custos.
  • Redução de vibração.

Quais construções são feitas sobre estacas?

A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.

São vantagens das estacas Pré-moldadas em concreto?

-Vantagens: devido ao material do concreto, as estacas têm boa capacidade de carga, resistência a esforços de flexão e cisalhamento, além de ter uma longa vida útil.

Quais são as vantagens das estacas pré-moldadas?

  • Desvantagens: Custo elevado em comparação com as estacas pré-moldadas, estacas Franki e estacas Strauss e poucos fornecedores. Essas podem ser de concreto armado ou protendido e concretadas de formas horizontais ou verticais.

Como é utilizado o tipo de estaca?

  • A armadura é instalada e, à medida que o revestimento cravado é retirado, o fuste é concretado. Esse tipo de estaca não deve ser utilizado em terrenos com matacões, construções vizinhas precárias ou terrenos com camadas de argila mole e saturada. Atualmente esse tipo de estaca é pouco utilizado.

Quais são as vantagens das estacas metálicas?

  • Vantagens: As estacas metálicas são facilmente emendadas, têm elevada resistência à tração e compressão, não fissuram, não trincam e não quebram e possui pouca vibração durante sua cravação. Desvantagens: Alto custo se comparadas as estacas pré moldadas, estacas Franki e estacas Strauss e poucos fornecedores.

Qual a profundidade de uma estaca escavada?

  • É uma estaca escavada que pode atingir profundidades superiores a 50 metros e diâmetros que variam de mm. O processo executivo consiste no encamisamento e perfuração rotativa ou rotopercussiva do fuste, auxiliado por circulação de água. O solo é retirado e o fuste é estabilizado com lama bentonítica ou polímero sintético.

Postagens relacionadas: