Qual o conceito de educação formal?

Índice

Qual o conceito de educação formal?

Qual o conceito de educação formal?

A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

O que são espaços não formais de educação?

Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem. Porém, neles pode haver elementos úteis ao ensino e a educação formal, informal e não formal.

Como acontece a educação formal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

O que são espaços formais e Não-formais de educação?

A partir da análise das respostas, percebeu-se que as professoras entendem como espaço de Educação formal o ambiente físico da sala de aula, e que para o conceito de espaço não-formal foram encontrados dois padrões de resposta, um que relaciona tudo que acontece fora da escola com o ensino não-formal, outro que ...

Quais são os espaços em uma escola?

  • Existem muitos espaços em uma escola, e é indispensável torná-los ambientes que promovam e revelem aprendizagens: as paredes, fachadas, salas de aula, corredores, pátios, banheiros, refeitório e tantos outros podem se transformar em verdadeiros locais que circulam conhecimentos.

Por que a educação em espaços escolares ainda é pouco percebida?

  • A educação em espaços não escolares ainda é pouco percebida, e o caráter social de sua ação me despertou para a investigação do seu desenvolvimento num Centro de Referência em Assistência Social – CRAS -, onde foi realizado um estágio obrigatório ao Curso de Bacharelado em Serviço Social e onde tive o primeiro contato com essa vertente pedagógica.

Qual a organização dos espaços escolares?

  • A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS ESCOLARES COMO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM O ESPAÇO E O AMBIENTE O espaço é a morada dos objetos e o ambiente é a morada das ações. (Lino de Macedo) Imagine chegar à casa de uma pessoa, para uma visita surpresa.

Qual a preocupação com os espaços escolares?

  • Quando tratamos dos espaços escolares, a preocupação é a mesma. O espaço revela a concepção de ensino e aprendizagem da escola, mostra o perfil de quem a frequenta, porque os espaços se tornam ambientes à medida que as interações e ações vão acontecendo. Um ambiente é um sistema vivo, em transformação.

Postagens relacionadas: