O que são estruturas de resistência dos fungos?

O que são estruturas de resistência dos fungos?

O que são estruturas de resistência dos fungos?

Os fungos fitopatogênicos habitantes do solo causam grandes perdas em culturas econômicas. Estes organismos produzem estruturas de resistência na ausência de hospedeiros e/ou nas condições climáticas desfavoráveis. ... A presença das estruturas de resistência inviabiliza o controle do patógeno.

Quais são as estruturas de resistência dos patógenos?

Uma vez introduzidos em uma área cultivada, estes fungos constituem um problema de difícil controle, pois as suas estruturas sobrevivem no solo por vários anos como clamidósporos de Fusarium oxysporum (04), escleródios de Sclerotium rolfsii, Sclerotinia sclerotiorum, Rhizoctonia spp.

O que é fungos fitopatogênicos?

Fungos fitopatogênicos são aqueles que, assim como endófitos, habitam no interior dos tecidos vegetais. No entanto, os micro-organismos denominados como fitopatogênicos, diante de estresses bióticos e abióticos, tornam-se patógenos e causam doenças nas plantas por meio de distúrbios em seu metabolismo celular.

Quais as formas de sobrevivência dos fungos?

Os fungos fitopatogênicos habitantes do solo podem sobreviver por vários anos nesse ambiente por meio de estruturas de resistência, causando perdas em muitas culturas, por vezes, inviabilizando o pleno aproveitamento de vastas áreas agrícolas.

O que é Uredosporos?

Os uredósporos constituem a massa pulverulenta alaranjada, característica da doença, e são produzidos em urédios, durante a fase favorável ao desenvolvimento do patógeno. Os urédios são formados na face inferior da folha, distribuídos irregularmente e possuem 1 mm de diâmetro.

Como ocorre o acúmulo de Fitoalexinas na célula infectada?

Fitoalexinas se acumulam ao redor de tecidos necróticos tanto resistentes como suscetíveis. A resistência ocorre quando uma ou mais fitoalexinas atingem uma concentração suficiente para restringir o desenvolvimento do patógeno.

O que é a fase perfeita ou Teleomórfica do fungo?

Os fungos fitopatogênicos podem apresentar frutificações de duas naturezas, ou seja, a da forma teleomórfica, antigamente denominada "forma perfeita" ou sexuada e frutificações assexuadas ou clonais, antigamente denominadas "forma imperfeita" e hoje, anamórfica.

Quais as principais características dos fungos fitopatogênicos?

Reino Fungi, Subreino Dicarya eucarióticos, unicelulares ou filamentosos, aclorofilados, crista mitocondrial plana, heterotróficos (nutrição adsortiva), com reprodução assexual e sexual, constituído de parede celular com presença de quitina ou quitasina, e com ausência de flagelos em todos os estádios de seu ciclo de ...

Qual a resistência dos materiais?

  • A resistência dos materiais trata principalmente de estruturas lineares, ou estruturas reticuladas, sendo que a análise de estruturas planas e sólidas é mais comum dentro da teoria da elasticidade.

Qual a resistência dos tubos estruturais?

  • Os tubos estruturais são altamente resistentes ao fogo, sendo recomendáveis quando comparados aos demais materiais, uma vez que oferecem maior segurança. Na construção civil, essas estruturas podem ser preenchidas por concreto, o que garante um reforço na resistência em termos de combate a incêndios.

Quais são os aços de resistência?

  • Entretanto, a tendência moderna, no sentido de se utilizar estruturas cada vez maiores, tem levado os engenheiros, projetistas e construtores a utilizarem aços de maior resistência. Estes são chamados de aços de alta resistência e baixa liga, permitindo obter soluções de estruturas mais leves.

Qual a resistência a uma bactéria resistente?

  • A bactéria resistente é capaz de multiplicar-se mais facilmente e, assim, transmitir os seus genes de resistência para outras gerações. Além disso, é possível que ocorram novas mutações no material genético dessas bactérias, dando origem a superbactérias, que são aquelas que possuem resistência a mais de um tipo de antibiótico.

Postagens relacionadas: