Quais são as estruturas das articulações móveis?

Índice

Quais são as estruturas das articulações móveis?

Quais são as estruturas das articulações móveis?

Elementos das articulações

  • a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico);
  • os ligamentos (estruturas fibrosas);
  • a cápsula articular (membrana fibrosa);
  • a membrana sinovial (bolsa com líquido sinovial);
  • os meniscos (estrutura de articulação dos joelhos).

O que são estruturas articulares móveis explique as?

Articulações móveis. Igualmente designadas articulações móveis, sinoviais ou diartroses, permitem uma extensa série de movimentos. Entre as articulações móveis destacam-se as articulações dos membros, como o ombro, a anca, o cotovelo, o joelho, etc.

O que é uma articulação móvel?

Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que contribui para que uma deslize livremente sobre a outra. Como por exemplo os joelhos, cotovelos e as articulações dos dedos.

O que são articulações e como podem ser?

A união entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permi- tindo sua mobilidade, é denominada articulação ou juntura. Estas podem ser móveis, imóveis ou semi-móveis e do tipo fibroso, cartilaginoso ou sinovial .

Quais são as classificações morfológicas das articulações?

Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo. As articulações podem ser classificadas, em planas, gínglimo, trocóidea, elipsóidea, selar e esferoidea.

Quais são as articulações móveis?

  • Entre as articulações móveis destacam-se as articulações dos membros, como o ombro, a anca, o cotovelo, o joelho, etc. Embora as extremidades dos ossos ligados através destas articulações se encontrem intimamente em contacto, não se encontram directamente unidas, pois são revestidas por uma camada de cartilagem que evita o atrito dos ...

Quais são as estruturas móveis?

  • ESTRUTURAS FIXAS – São estruturas construídas para resistirem a esforços, cujos elementos se encontram fortemente unidos para não permitirem movimentos( Poste de alta tensão). ESTRUTURAS MÓVEIS- São estruturas, cujos elementos se encontram ligados e articulados permitindo a realização de movimento.

Qual é o sistema articular?

  • O sistema articular consiste no conjunto de articulações do corpo humano, sendo que tais articulações são responsáveis por garantir os movimentos realizados. Vamos ver agora os detalhes sobre esse importante sistema.

Quais são os movimentos da articulação esternoclavicular?

  • Os movimentos da articulação esternoclavicular diferem, na medida que ela sofre protração, retração, elevação e depressão. Finalmente, as articulações deslizantes (ou articulações planas) podem ser encontradas nas articulações acromioclavicular, intermetacarpal, tibiofibular proximal e algumas das articulações intertársicas.

Postagens relacionadas: