O que é despesa primária do governo?

O que é despesa primária do governo?
Despesa Primária ou Não Financeira: são aqueles gastos necessários para promover os serviços públicos à sociedade, desconsiderando o pagamento de empréstimos e financiamentos. São exemplos as despesas com pessoal, encargos sociais, transferências para outros entes públicos e investimentos.
Quais são as despesas primárias do governo federal?
- As despesas discricionárias – As despesas primárias do governo federal são decompostas entre obrigatórias e discricionárias.
Quais são as despesas primárias do Senado?
- Mas esse piso tem sido superado com folga nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, ele equivale a apenas R$ 45 bilhões, segundo o jornal Estado de São Paulo. Foi a despesa primária que mais cresceu na década passada, como mostra estudo da Consultoria Legislativa do Senado.
Quais são as despesas discricionárias do governo federal?
- De acordo com o último relatório de avaliação fiscal, as despesas discricionárias representam apenas 9,2% da despesa primária do governo federal. * As despesas de controle de fluxo representam despesas obrigatórias associadas aos mínimos constitucionais (saúde e educação) e Bolsa Família, principalmente.
Quais são as despesas obrigatórias do presidente?
- 22% – Outras despesas obrigatórias, como abono salarial, seguro-desemprego, benefícios da Lei de Assistência Social (renda para pessoas deficientes, inválidas ou idosas), desonerações e subsídios. Os gastos acima não podem ser reduzidos por vontade única do presidente.