O que é despesa primária do governo?

Índice

O que é despesa primária do governo?

O que é despesa primária do governo?

Despesa Primária ou Não Financeira: são aqueles gastos necessários para promover os serviços públicos à sociedade, desconsiderando o pagamento de empréstimos e financiamentos. São exemplos as despesas com pessoal, encargos sociais, transferências para outros entes públicos e investimentos.

Quais são as despesas primárias do governo federal?

  • As despesas discricionárias – As despesas primárias do governo federal são decompostas entre obrigatórias e discricionárias.

Quais são as despesas primárias do Senado?

  • Mas esse piso tem sido superado com folga nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, ele equivale a apenas R$ 45 bilhões, segundo o jornal Estado de São Paulo. Foi a despesa primária que mais cresceu na década passada, como mostra estudo da Consultoria Legislativa do Senado.

Quais são as despesas discricionárias do governo federal?

  • De acordo com o último relatório de avaliação fiscal, as despesas discricionárias representam apenas 9,2% da despesa primária do governo federal. * As despesas de controle de fluxo representam despesas obrigatórias associadas aos mínimos constitucionais (saúde e educação) e Bolsa Família, principalmente.

Quais são as despesas obrigatórias do presidente?

  • 22% – Outras despesas obrigatórias, como abono salarial, seguro-desemprego, benefícios da Lei de Assistência Social (renda para pessoas deficientes, inválidas ou idosas), desonerações e subsídios. Os gastos acima não podem ser reduzidos por vontade única do presidente.

Postagens relacionadas: