O que é a cladogênese?

Índice

O que é a cladogênese?

O que é a cladogênese?

Biol Processo de especiação no qual uma espécie ancestral dá origem a duas ou mais novas espécies; especiação filética.

O que são eventos de cladogênese?

Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas. O 2º passo que pode contribuir para o processo de especiação é o isolamento geográfico.

O que é anagênese e cladogênese dê exemplos?

O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese. ... Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população.

O que é cladogênese e especiação?

A cladogênese corresponde a um processo evolutivo que gera ramificações nas linhagens de organismos ao longo de sua história evolutiva e implica obrigatoriamente em especiação biológica. ... A especiação é o processo pelo qual uma espécie divide-se em duas, que, então, evoluem em diferentes linhagens.

O que é uma Homoplasia?

[ Biologia ] Conjunto de características morfológicas ou funcionais semelhantes em espécies que não são geneticamente próximas, como resultado de uma evolução por adaptação ao ambiente.

O que é Apomorfia e Plesiomorfia?

Uma característica primitiva é uma plesiomorfia e a que sofreu alguma mudança é uma apomorfia. 'Plesio' vem do grego 'plesíos' (próximo, vizinho) e 'apo' de 'apó' (separado). Nas serpentes, por exemplo, a presença de pernas é uma condição plesiomórfica e a ausência é apomórfica.

O que são subespécies e como elas surgem?

Subspécie, em taxonomia, é uma categoria taxonômica em que se divide uma espécie quando compreende grupos de indivíduos morfologicamente distintos, em geral isolados geograficamente, que representam um passo à produção de uma nova espécie, embora ainda sejam capazes de intercruzamento.

Postagens relacionadas: