Quais são as estruturas do tálamo?

Índice

Quais são as estruturas do tálamo?

Quais são as estruturas do tálamo?

O tálamo contém diversos núcleos: anterior, dorsomedial, lateral dorsal e lateral posterior, pulvinar, ventral anterior, ventral lateral, ventral posterior lateral e medial, intralaminares, da linha média, reticulares, e os geniculados laterais e mediais.

O que é estrutura cortical?

O córtex cerebral é formado pela substância cinzenta (que contém o corpo celular do neurônio), e também é o local do processamento neural mais sofisticado e distinto. É uma fina camada, a mais externa do cérebro dos vertebrados, que possui uma espessura que pode variar de 1 a 4 mm.

Quais são as áreas corticais primárias?

As áreas primárias são aquelas onde terminam as fibras sensitivas que provêm do tálamo. No lobo temporal estão as áreas auditivas primárias 41 e 42, no primeiro giro temporal superior; no lobo parietal está a área somestésica que ocupa o giro pós-central; e no lobo occipital, na face interna, a área visual 17.

Que estrutura geralmente conecta as metades do tálamo?

Com frequência, as duas metades do tálamo são unidas pela aderência intertalâmica (composta por substância cinzenta). O tálamo é formado por duas massas ovoides, frequentemente unidas pela aderência intertalâmica (massa intermédia).

Qual das estruturas do diencéfalo é formada pelas paredes do tálamo?

Um sulco raso conhecido como sulco hipotalâmico surge e divide as paredes do diencéfalo em tálamo (dorsalmente) e hipotálamo (ventralmente).

Postagens relacionadas: