O que é um estudo ecológico?

O que é um estudo ecológico?

O que é um estudo ecológico?

Estudos em que a exposição aos factores em estudo, a frequência da doença e as variáveis de confusão são analisados para grupos de indivíduos, logo, se desconhecem as distribuições conjuntas dos factores e da doença, a nível individual, dentro de cada grupo, são designados estudos ecológicos.

São características de Estudos descritivos?

A principal característica de um estudo descritivo é a ausência de um grupo de comparação, ou seja, o objetivo é a descrição de um fato médico. O estudo de casos consiste na cuidadosa e minuciosa descrição, por um ou mais médicos, do diagnóstico e evolução da doença de um pequeno número de pacientes.

Qual a diferença entre estudos analíticos e descritivos?

Diferente dos estudos descritivos, nos estudos analíticos existe a formação de um grupo controle que serve para a comparação dos resultados. É um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é um estudo epidemiológico ecológico?

Nos estudos ecológicos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença são determinadas para grupos de indivíduos. Nos demais delineamentos, tanto a exposição quanto a ocorrência da doença ou evento de interesse são determinados para o indivíduo, permitindo inferências de associações nesse nível.

Como é estruturado um estudo ecológico?

Estudos ecológicos Em um estudo ecológico típico, medidas de agregados da exposição e da doença são comparadas. Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo.

Qual o principal objetivo de um estudo seccional ou transversal?

Estudos seccionais Em geral, esse tipo de investigação começa com um estudo para determinar a prevalência de uma doença ou condição relacionada à saúde de uma população especificada (por exemplo, habitantes idosos de uma cidade).

O que é o estudo descritivo?

Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Quais são os principais tipos de estudos descritivos?

Os principais estudos descritivos incluem série de casos (descrição de uma série de pacientes) ou relatos de caso (descrições de pacientes individuais), são especialmente úteis em situações de detecção de epidemias, descrição de características de novas doenças, formulação de hipóteses sobre possíveis causas para ...

Qual o objetivo da epidemiologia descritiva?

  • Objetivo da epidemiologia descritiva é estudar a distribuição de freqüência eventos relacionados à saúde animal com relação à população, espaço e tempo. Principais medidas de ocorrência (indicadores) em epidemiologia Medidas de ocorrência Medidas de ocorrência são utilizadas para descrever a distribuição das doenças na população;

Quais são os tipos de estudos epidemiológicos observacionais descritivos?

  • Tipos de Estudos Epidemiológicos OBSERVACIONAIS DESCRITIVOS Os indivíduos da amostra não foram designados por processo aleatório, mas já estavam classificados nos respectivos grupos. Ex: Alcoólatras Não fazem associações Um indivíduo (Relato de caso) ou grupo pequeno de indivíduos (Série de Casos)

Quais são os estudos epidemiológicos?

  • Neste sentido, começaremos abordando os principais tipos de estudos epidemiológicos. Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais ou experimentais. Os níveis de evidência destes estudos estão hierarquizados de acordo com os seus graus de confiança que está relacionado à qualidade metodológica dos mesmos.

Quais são os conceitos básicos da epidemiologia?

  • No presente trabalho, são expostos alguns conceitos básicos da epidemiologia, os principais delineamentos de estudos observacionais e suas aplicações na área de envelhecimento. Os estudos descritivos e analíticos (ecológico, seccional, caso-controle e coorte) são apresentados e exemplificados com trabalhos realizados no Brasil.

Postagens relacionadas: