O que são estruturas secretoras?

O que são estruturas secretoras?

O que são estruturas secretoras?

As estruturas secretoras do vegetal garantem a secreção de substâncias que atuam, por exemplo, na defesa e na eliminação de produtos que poderiam causar danos às plantas. Os vegetais apresentam algumas estruturas capazes de secretar substâncias.

O que são nectários explique?

Nectários são estruturas vegetais que segregam o néctar, um exsudado açucarado que atrai os insetos, aves e outros animais. ... Os nectários que se encontram em porções vegetativas das plantas denominam-se nectários extraflorais. Estes nectários muitas vezes atraem animais que defendem a planta.

Quais os tipos de nectários?

Nectários florais

  • Disco nectarífero: massa cerosa, contínua ou descontínua, normalmente posicionada ao redor do ovário, no centro da flor. ...
  • Nectário septal: o néctar é secretado diretamente da epiderme da parede externa dos carpelos, no ponto de contato entre eles.

Por que as plantas produzem secreções?

  • As plantas produzem uma grande variedade de secreções. Algumas são soluções aquosas ricas em sais, aminoácidos e açúcares, outras são misturas mais menos complexas, constituídas essencialmente por metabolitos primários (proteínas, polissacáridos e pectinas) ou por metabolitos primários e secundários (terpenóides, fenilpropanóides e alcalóides).

Qual a função das secreções secretoras?

  • Essas secreções, que podem ser liberadas para o meio externo ou para o interior da planta, apresentam as mais variadas funções. As células secretoras podem ser individualizadas e formar, assim, os chamados idioblastos ou, ainda, formar estruturas multicelulares como os tricomas.

Quais são as estruturas de secreção?

  • As resinas tem papel na defesa contra patógenos, e, assim como os óleos voláteis, afastam os insetos, reduzindo a herbivoria. As estruturas de secreção são os idioblastos, cavidades, ductos, superfícies epidérmicas e tricomas.

Quais são os componentes secretos do néctar?

  • São estruturas secretoras de néctar, encontradas em várias partes do corpo reprodutivo das plantas, podendo ser classificados quanto à posição em extrafloral e floral. Os componentes principais do néctar são sacarose, glicose e frutose. Tem função de atrair agentes polinizadores e/ou proteção.

Postagens relacionadas: