O que são fármacos inibidores enzimáticos?
Índice
- O que são fármacos inibidores enzimáticos?
- O que são fármacos indutores e inibidores enzimáticos?
- O que é inibidores da CYP3A4?
- Quais são os inibidores enzimáticos?
- O que são fármacos indutores e inibidores da CYP 450?
- Como age um indutor enzimático?
- Quais são os tipos de inibidores enzimáticos?
- Qual o tipo de inibidor irreversível?
- Como funcionam os inibidores da enzima?
- Quais são os inibidores competitivos?
- Como são administrados os fármacos IBP?

O que são fármacos inibidores enzimáticos?
Inibição enzimática - caracteriza-se por uma queda na velocidade de biotransformação, resultando em efeitos farmacológicos prolongados e maior incidência de efeitos tóxicos do fármaco.
O que são fármacos indutores e inibidores enzimáticos?
Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.
O que é inibidores da CYP3A4?
Inibidores da CYP3A4: Os fármacos que inibem a atividade da CYP3A4 geralmente diminuem o clearance hepático e aumentam a concentração plasmática de medicamentos que são substratos da CYP3A4, como metilprednisolona.
Quais são os inibidores enzimáticos?
Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.
O que são fármacos indutores e inibidores da CYP 450?
O CYP450 é uma importante família de monooxigenases envolvida no metabolismo de medicamentos. As isoenzimas CYP1A2, CYP2B6, CYP2C19, CYP2D6, CYP2E1 e CYP3A4, entre as enzimas que integram o CYP450, são as que parecem contribuir com maior frequência no metabolismo da maioria dos medicamentos.
Como age um indutor enzimático?
A indução enzimática: Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.
Quais são os tipos de inibidores enzimáticos?
Existem três tipos de inibição enzimática reversível: competitiva, não competitiva e incompetitiva. Esses tipos podem ser distinguidos experimentalmente pelos efeitos do inibidor sobre a cinética de reação da enzima.
Qual o tipo de inibidor irreversível?
- Nesse tipo de inibição, a substância inibidora se une à enzima por ligações covalentes (mais estáveis), o que altera o grupo funcional da enzima necessário para sua atividade catalítica, tornando-a inativa de forma permanente. Um bom exemplo de inibidor irreversível é o íon cianeto (CN-), que se une à enzima citocromo oxidase ...
Como funcionam os inibidores da enzima?
- As moléculas desses inibidores têm uma estrutura muito parecida com a do substrato da enzima e, por isso, se unem reversivelmente às enzimas, formando um complexo enzima-inibidor muito semelhante ao complexo enzima-substrato, que inativa a catálise da enzima.
Quais são os inibidores competitivos?
- Inibição competitiva – os inibidores competitivos são substâncias que concorrem diretamente com o substrato específico da enzima. As moléculas desses inibidores têm uma estrutura muito parecida com a do substrato da enzima e, por isso, se unem reversivelmente às enzimas, formando um complexo enzima-inibidor muito semelhante ao ...
Como são administrados os fármacos IBP?
- Os fármacos IBP tem a capacidade de manter o pH intragástrico maior que 4,0 por 15 a 21 horas seguidas, sendo assim é possível serem administrados em dose única diária e modificarem a secreção ácida durante dois a três dias (ARAI; GALLERANI, 2011).