Quais são os fatores de proteção presentes na sua vida?

Índice

Quais são os fatores de proteção presentes na sua vida?

Quais são os fatores de proteção presentes na sua vida?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

O que você entende por fatores de risco?

Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco. O mesmo fator pode ser de risco para várias doenças – o tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

O que você entende por risco?

Risco é um substantivo masculino que dependendo do contexto pode ter diferentes acepções, embora o significado predominante seja a possibilidade ou probabilidade de que algo pode acontecer. Risco é uma ameaça ou perigo de determinada ocorrência.

Qual o fator de proteção para cada ser humano?

  • A presença de um fator de proteção pode determinar o surgimento de outros fatores de proteção em algum outro momento. Portanto, compreender de que forma esses mediadores agem para atenuar os efeitos negativos do estresse ou do risco, é tarefa tão complexa quanto determinar o que é fator de adversidade para cada ser humano.

Quais são os processos de proteção?

  • Os processos de proteção têm a característica essencial de provocar uma modificação catalítica da resposta do indivíduo aos processos de risco. Possuem quatro principais funções: (4) criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.

Quais são os fatores relacionados ao apoio social?

  • (3) fatores relacionados ao apoio do meio ambiente: bom relacionamento com amigos, professores ou pessoas significativas que assumam papel de referência segura à criança e a faça sentir-se querida e amada. A eficácia do suporte social como redutor do estresse pode variar de acordo com o nível de outro fator de proteção como a autoestima.

Postagens relacionadas: