O que são fatores de proteção?

Índice

O que são fatores de proteção?

O que são fatores de proteção?

Fatores de proteção são descritos como “recursos pessoais ou sociais que atenuam ou neutralizam o impacto do risco” (Eisenstein & Souza, 1993, p. 19- 20). Mais difícil do que identificar a relação entre risco e desenvolvimento mental é a identificação e a descrição de como atuam os mecanismos de proteção nesta relação.

Como definimos fatores de risco e fatores de proteção?

O conceito de fator de risco já está bem delimitado, mas fatores de proteção e resiliência ainda se misturam. Os fatores de risco se referem às variáveis ambientais que aumentam a probabilidade de que ocorra algum efeito indesejável no desenvolvimento.

Quais os fatores de proteção e de risco na adolescência?

Como principais fatores de proteção familiares para promover comportamentos adolescentes saudáveis, os autores apontam: um relacionamento positivo entre pais e criança, método positivo de disciplina, monitoramento e supervisão, comunicação de valores e expectativas pró-sociais e saudáveis.

O que são fatores de proteção saúde?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências ...

Quais são os fatores de risco para o câncer?

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER

  • Alimentação.
  • Atividade física.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Exposição à radiação.
  • Exposição no trabalho e no ambiente.
  • Exposição solar.
  • HPV e outras infecções.
  • Hereditariedade.

Quais são os fatores de risco na adolescência?

Os principais fatores a serem avaliados sobre comportamento de risco entre adolescentes incluem aspectos clínicos, nutricionais, sexualidade, violência, saúde mental e uso de álcool e drogas.

Quais são os comportamentos de risco na adolescência?

Fala-se em comportamento de risco quando uma pessoa, voluntária e repetidamente se expõe ao perigo com a possibilidade de colocar em jogo a sua integridade física ou mental e, até mesmo, a própria vida. Algumas pessoas se sentem atraídas pelos comportamentos de risco sem nenhuma razão clara que os motive.

Quais são os fatores de proteção?

  • Por outro lado, os fatores de proteção podem ser definidos como aqueles fatores que modificam ou alteram a resposta pessoal para algum risco ambiental que predispõe a resultado mal-adaptativo, como por exemplo: o estágio do desenvolvimento da criança, seu temperamento e a habilidade de resolução de problemas do indivíduo (Rutter, 1985).

Quais são os fatores de riscos?

  • Os fatores de riscos são condições ou variáveis ambientais, biológicas, genéticas ou sociais que corroboram para o aparecimento de uma desordem emocional ou comportamental e/ou interferem negativamente no desenvolvimento da criança em qualquer área.

Quais são os processos de proteção?

  • Os processos de proteção têm a característica essencial de provocar uma modificação catalítica da resposta do indivíduo aos processos de risco. Possuem quatro principais funções: (4) criar oportunidades para reverter os efeitos do estresse.

Quais são os fatores de proteção para a criança?

  • Esses fatores de proteção podem ser resumidos em um bom funcionamento familiar, existências de vínculos afetivos, apoio e monitoramento parentais e extra familiar. São destacados os seguintes fatores: – atividades adequadas para a criança; – autonomia na medida correta;-orientação social positiva; – autoestima; – coesão familiar;

Postagens relacionadas: