Qual é o conceito de Hidrologia?

Índice

Qual é o conceito de Hidrologia?

Qual é o conceito de Hidrologia?

Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas” (Definição do U.S. Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).

Quais são os fatores que mais influenciam no escoamento superficial?

Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).

Quais são os fatores fisiográficos?

Os parâmetros fisiográficos determinados para a caracterização da bacia foram: índice de forma, índice de circularidade, hierarquia fluvial, densidade de drenagem e hidrográfica e declividade. Os mapas de Elevação (Modelo Digital de Elevação) e de Declividade foram gerados de forma automática com o auxilio de um SIG.

O que é um Fluviograma?

1. Representação gráfica das vazões de um rio durante período determinado.

O que é o estudo das águas?

Hidrologia é uma ciência que estuda as águas, suas propriedades, circulação e relações com o meio ambiente.

Quais problemas podem surgir em função do aumento do escoamento superficial?

Outro fator agravante dessa medida é o aumento do escoamento superficial, podendo gerar grandes alagamentos nas áreas mais baixas. Outro problema ambiental urbano preocupante é o lixo. O aumento populacional causa uma maior produção de lixo, especialmente no atual modelo de produção e consumo.

São grandezas que influenciam no escoamento?

Vazão (Q): volume de água escoado na unidade de tempo em uma determinada seção do rio. Normalmente, se expressa a vazão em m3/s ou L/s. É a principal grandeza que caracteriza um escoamento. ... Vazão Específica (q): relação entre a vazão e a área de drenagem da bacia, expressa em (L/s/km2), (m3/s/km2).

O que é o coeficiente de compacidade?

a) coeficiente de compacidade (Kc): é a relação entre o perímetro da bacia e o perímetro de um círculo de mesma área que a bacia.

Postagens relacionadas: