O que são fatores epigenéticos causadores de câncer?

Índice

O que são fatores epigenéticos causadores de câncer?

O que são fatores epigenéticos causadores de câncer?

Equipe Oncoguia A epigenética é a informação genômica que não faz parte da sequência do DNA. Trata-se de um mediador entre as condições externas da vida e a reação subsequente de nossos genes. A epigenética desempenha um papel central no desenvolvimento do câncer.

O que é um fator epigenético?

A epigenética, isto é, além da genética, é a ciência que trata dos mecanismos moleculares envolvidos na interação entre fatores ambientais e a expressão da informação contida no DNA. A regulação epigenética modula a expressão gênica.

Quais as características do câncer?

Por ser um signo de água, Câncer é fluído, adaptável e transparente. Apesar dessas características, pode ser também bastante resistente a mudanças e fechado. Ué, como assim? Isso acontece porque uma característica prevalece acima de todas as outras: cancerianos mudam de humor repentinamente.

O que é a metilação?

O que é metilação? A metilação em humanos afeta o nucleotídeo citosina (C). É o processo pelo qual um grupo metil (um átomo de carbono com 3 átomos de hidrogênio ligados a ele) é ligado aos nucleotídeos da citosina.

Como acontece a epigenética?

Através da epigenética, um organismo pode ajustar a expressão gênica de acordo com o ambiente onde vive, sem mudanças no seu genoma. Por exemplo, experiências vividas pelos pais (dieta, traumas emocionais, tratamento hormonal) podem ser transmitidas para os descendentes através da “memória epigenética”.

O que é o processo de metilação?

O que é metilação? A metilação em humanos afeta o nucleotídeo citosina (C). É o processo pelo qual um grupo metil (um átomo de carbono com 3 átomos de hidrogênio ligados a ele) é ligado aos nucleotídeos da citosina. MTHFR, o gene mais amplamente estudado em nutrigenômica, é um jogador-chave neste processo.

Quais são os processos epigenéticos?

  • Afinal, são eles que permitem a produção de diferentes tipos de célula. Os processos epigenéticos também são bem permeáveis a influências externas: fatores de estresse, calor, frio, fome etc. Digamos que seu organismo precise se adaptar a certa variação de temperatura.

Quais são as marcas moleculares epigenéticas?

  • Com a ajuda de marcações moleculares epigenéticas. As mais conhecidas são grupos chamados de metil ou metila (a fórmula química é CH3, ou seja, um átomo de carbono e três átomos de hidrogênio ligados a ele). Num processo descrito como metilação, vários CH3 são colados nas letras de DNA, como se fossem etiquetas com os dizeres “favor não usar”.

Será que isso pode afetar a epigenética?

  • Seria conveniente reorganizar as células, ativar certos genes, e lá se vão os marcadores epigenéticos fazer esse servicinho. Por outro lado, coisas bem mais duradouras podem ser afetadas pela epigenética.

Qual o papel do fator genético no câncer?

  • Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores (oncogênese), são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. Existem ainda alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais.

Postagens relacionadas: