Quais são os tipos de deformação identificáveis em um corpo?

Quais são os tipos de deformação identificáveis em um corpo?

Quais são os tipos de deformação identificáveis em um corpo?

As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos:

  • deformação transitória ou elástica.
  • deformação permanente ou plástica.
  • ruptura.

Qual a diferença entre uma deformação elástica é uma plástica?

deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original. deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.

O que é elasticidade de um objeto?

A elasticidade define-se como sendo a propriedade que certos materiais apresentam de serem capazes de recuperar a sua forma e o seu estado inicial, depois de terem experimentado uma deformação provocada por uma força exterior.

Quais são os materiais que tem elasticidade?

Para muitos materiais, é desejável alguma elasticidade. A capacidade de recuperar o estresse relativamente baixo pode manter os materiais duráveis e úteis por mais tempo. Todos os plásticos, espumas, metais e géis apresentam essa característica.

O que provoca a deformação das rochas?

- O aumento da temperatura aumenta a plasticidade das rochas. Como a temperatura aumenta com a profundidade, tal como a pressão, as rochas mais profundas manifestam um comportamento mais dúctil. ... Se o comportamento da rocha for frágil, forma-se uma falha distensiva; se o comportamento for dúctil ocorre estiramento.

O que é deformação de cisalhamento?

Deformação por cisalhamento máximo absoluto é determinada pelo círculo que tem maior raio. Ela ocorre no elemento orientado a 45º em torno do eixo em relação ao elemento mostrado em sua posição original.

O que é uma deformação elástica?

Definição - O que é Deformação elástica Deformação reversível, sem deslocamentos permanentes de átomos ou moléculas. ... Em outras palavras, é o regime de deformação onde não ocorre mudança dimensional permanente, isto é, com o fim do carregamento, o material volta ao estado inicial.

Como calcular a deformação plástica?

Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.

O que é elasticidade exemplos?

Elasticidade é a propriedade que determina como um corpo retorna ao seu tamanho e forma originais após ter sido distendido (deformado) por uma força. Observações indicam que corpos como, por exemplo, uma mola helicoidal ou uma tira de borracha alongam-se sempre que uma força for aplicada. ...

Qual a deformação de um corpo?

  • Além da deformação linear descrita acima, um corpo em geral pode se deformar linearmente em outras duas direções. Analiticamente as direções são ortogonais entre si e relacionadas nos eixos x, y, z. Assim, um corpo pode se deformar como na figura abaixo. Fig. 2 - Deformações tangenciais

Qual a conseqüência de uma deformação?

  • Por conseqüência é adotada uma convenção: uma linha reta é construída paralela à região elástica a partir de uma deformação de 0,002 ou 0,2%.  A intersecção desta linha com a curva tensão – deformação é a tensão limite de escoamento (σ y 15 Alongamento escoamento 16 Limite de Escoamento

Quando ocorre a deformação plástica?

  • Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica. Portanto, há a ocorrência ou transição da fase elástica para a fase plástica do corpo que está submetido. Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes.

Qual a relação entre tensão e deformação?

  •  Enquanto tensão e deformação são proporcionais, o material obedece a lei de Hooke→s = E.e(lembrar, para mola: F = K.X)  A curva tensão versus deformação é linear. A inclinação da reta resultante corresponde ao módulo de elasticidade: E 6

Postagens relacionadas: