O que são fatores de risco psicossociais?

Índice

O que são fatores de risco psicossociais?

O que são fatores de risco psicossociais?

Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Quais são as três condições relacionadas aos fatores psicossociais?

Como identificar os riscos psicossociais?

  • alto índice de estresse nos colaboradores;
  • índice elevado de afastamentos provenientes de doenças laborais;
  • muita insatisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho;
  • excesso de faltas e atrasos sem justificativas plausíveis.

Como evitar os riscos psicossociais?

Como prevenir os riscos psicossociais?

  1. Bom relacionamento interpessoal e boa comunicação no local de trabalho;
  2. Gestão do Stress;
  3. Promoção da Saúde e Bem-Estar;
  4. Participação (não só da empresa como também de todos os(as) trabalhadores(as)), em assegurar a avaliação e controlo destes riscos.

O que é Psicossocial no trabalho?

De modo geral, riscos psicossociais são os fatores que podem contribuir ou causar estresse e adoecimento mental nos colaboradores. Certos conceitos como 'trabalhar com excelência' e gerar melhorias contínuas, por exemplo, podem estar relacionados ao esgotamento mental dos profissionais.

Como prevenir doenças psicossociais?

A sugestão de atividades que confirmam um senso de conexão social, como compra de um animal de estimação, contribuir em tarefas domésticas ou realizar trabalhos voluntários, pode ajudar a prevenir problemas psicossociais (e incapacidade física).

Quais os fatores desencadeantes dos riscos psicossociais?

  • Os fatores desencadeantes dos riscos psicossociais são classificados em três grupos: fatores ligados à tarefa, fatores ligados à organização do tempo de trabalho e fatores ligados à estrutura da organização.

Quais são os riscos psicossociais?

  • Os riscos psicossociais decorrem de deficiências na conceção, organização e gestão do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho problemático, podendo ter efeitos negativos a nível psicológico, físico e social tais como stresse relacionado com o trabalho, esgotamento ou depressão.

Qual a formação psicossocial do indivíduo?

  • A formação psicossocial do indivíduo, como o próprio nome sugere, está baseada nas relações que este mantêm com a sociedade para o desenvolvimento da sua psique. A psicologia social se limita a estudar a psique do indivíduo quando este se apresenta como parte de um grupo.

Qual o significado do termo psicossocial?

  • O termo psicossocial, por sua vez, consiste na relação que há entre os aspectos psicológicos e sociais, por exemplo, como o trabalho afeta a saúde mental ou ao contrário, como o estado mental do indivíduo pode afetar a forma como trabalha, isso se refere aos riscos psicossociais.

Postagens relacionadas: