O que são fenômenos endógenos e exógenos?

Índice

O que são fenômenos endógenos e exógenos?

O que são fenômenos endógenos e exógenos?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

O que são os processos endógenos?

Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.

Quais são os processos geomorfológicos exógenos?

  • PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS EXÓGENOS:Predominantemente envolve a DENUDAÇÃO(remoção do material, que geralmente leva a reduçãorelevo). Fontes de energia dos vários processos exógenos são: radiação solar (evaporação da água, circulação atmosférica) gravidade (queda da água, do gelo e de partículas de rocha e de solo)

Quais são os agentes exógenos do relevo?

  • Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos – são aqueles que atuam acima da superfície, modificando-a gradualmente pelo desgaste, na maior parte dos casos, das composições geomorfológicas superficiais.

Quais são os processos exógenos da Terra?

  • Alguns outros exemplos de processos exógenos são chuva, neve, granizo, tsunamis, avalanches, ventos, correntes ondulantes, etc. É um fato demonstrado e estabelecido pela ciência que o desenvolvimento da superfície da Terra se deve principalmente à complexa interação de processos atmosféricos, rochas, águas oceânicas e superfícies vivas.

Quais são os agentes exógenos na paisagem?

  • Agentes exógenos são elementos naturais que causam impactos na superfície da Terra. Os principais fatores que agem sobre a geografia das regiões são a água, o vento e o clima. Sendo assim, podemos entender que nenhuma paisagem é eterna – o mundo está em constante mudança devido aos agentes externos.

Postagens relacionadas: