O que é um ferimento externo?
Índice
- O que é um ferimento externo?
- Qual o conceito de ferimento?
- O que fazer em caso de ferimento externo?
- O que é uma ferida transfixante?
- O que é um corte profundo?
- Quais os sinais e sintomas de ferimentos?
- O que fazer em caso de hemorragia externa?
- O que são ferimentos com exposição de órgãos internos?
- Quais são os ferimentos abertos?
- Qual o motivo do ferimento?
- Quais são os ferimentos perfurantes?
- Como diminuir os ferimentos do ferido?
O que é um ferimento externo?
Ferimentos externos São lesões que acometem as estruturas superficiais ou profundas do organismo com grau de sangramento, laceração e contaminação variável.
Qual o conceito de ferimento?
Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.). Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como as feridas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue.
O que fazer em caso de ferimento externo?
1) Acionar o serviço de atendimento de emergência imediatamente; 2) Coloque sobre o ferimento, gaze, chumaço de pano ou a própria mão para impedir a entrada de ar no ferimento; 3) Pressione com firmeza.
O que é uma ferida transfixante?
Feridas transfixantes – variedade de ferida perfurante ou penetrante. O objeto penetra e atravessa os tecidos ou determinado órgão em toda a sua espessura.
O que é um corte profundo?
Cortes profundos podem danificar seriamente os músculos subjacentes, nervos e tendões mesmo que na superfície da ferida não pareça grave. Lacerações longas e aquelas no rosto, peito e costas são mais propensas a deixar cicatrizes desfigurantes.
Quais os sinais e sintomas de ferimentos?
Vermelhidão, calor e inchaço à volta da ferida. Dor e sensação de picadas na ferida. Líquidos (exsudados) que saem da ferida amarelo espessos, às vezes também esverdeados. Criança com febre e com mal-estar geral.
O que fazer em caso de hemorragia externa?
2. Hemorragia externa
- Deitar a pessoa e colocar uma compressa esterilizada ou um pano lavado no local da hemorragia, exercendo uma pressão;
- Caso o pano fique muito cheio de sangue, é recomendado que sejam colocados mais panos e não retirar os primeiros;
- Fazer pressão no ferimento por pelo menos 10 minutos.
O que são ferimentos com exposição de órgãos internos?
2.2. São os ferimentos que rompem a integridade da pele, expondo tecidos internos, geralmente com sangramento. Também são denominados feridas.
Quais são os ferimentos abertos?
- Ferimentos são lesões resultantes de uma causa externa (traumatismos) e podem ser classificados como ferimento fechado ou ferimento aberto, conforme a integridade da pele. O que vai interessar neste estudo, são os ferimentos abertos onde ocorre a ruptura da pele, sangramento com escoriações, cortes, lacerações ou esmagamentos.
Qual o motivo do ferimento?
- Ferimento é o rompimento traumático dos tecidos moles, como a pele, tecidos gordurosos, músculos e órgáos internos. Ele pode ser leve ou superficial e extenso ou profundo, provocando de imediato dor, sangramento e possibilidade de infecçáo.
Quais são os ferimentos perfurantes?
- Os ferimentos perfurantes são lesões causadas por perfurações da pele e dos tecidos subjacentes por um objeto. O orifício de entrada pode não corresponder à profundidade da lesão. Os ferimentos transfixantes atravessam de lado a lado uma parte do corpo. Os ferimentos puntiformes geralmente sangram pouco para o exterior.
Como diminuir os ferimentos do ferido?
- Procura-se diminuir os ferimentos do ferido e, sobretudo, impedir a sua morte imediata. Evidentemente, o primeiro socorro, que pode ser feito mesmo por uma pessoa leiga, servirá para que o acidentado aguarde a chegada do médico, ou seja, transportado para o hospital mais próximo.