Qual a expressão para calcular a capacidade térmica de um corpo?

Índice

Qual a expressão para calcular a capacidade térmica de um corpo?

Qual a expressão para calcular a capacidade térmica de um corpo?

A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.

Como resolver q MCT?

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.

Como determinar a capacidade térmica de um corpo?

Para calcular a capacidade térmica utiliza-se a seguinte fórmula:

  1. C = Q/Δθ ou C = m . ...
  2. C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K) ...
  3. Exemplo.
  4. c = Q/m. ...
  5. c: calor específico (cal/g.°C ou J/Kg.K) ...
  6. 1. ( ...
  7. (UFSE) A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c.

Qual a relação entre o calor específico e a capacidade térmica de um corpo?

A capacidade térmica de um corpo é proporcional à massa e ao calor específico da substância que compõem o corpo, o que pode ser resumido pela equação C = mc, onde a constante c é denominada calor específico da substância.

Quando analisamos a capacidade térmica de um corpo Podemos afirmar?

( d ) o calor específico da água é 10 calorias por grama por graus celsius. Questão 3) Quando analisamos a capacidade térmica de um corpo, podemos afirmar: ... ( c ) ela não depende da variação de temperatura; ( d ) ela será tanto maior quanto maior for a energia cedida ou absorvida pelo corpo.

Qual a capacidade térmica de um corpo?

  • C = Q/Δθ ou C = m . c Se um corpo possui a capacidade térmica de 20 cal/°C, isto significa que quando ele receber ou ceder 20 calorias, sua temperatura aumentará ou diminuirá de 1°C.

Como calcular a capacidade térmica?

  • Para calcular a capacidade térmica utiliza-se a seguinte fórmula: Se um corpo possui a capacidade térmica de 20 cal/°C, isto significa que quando ele receber ou ceder 20 calorias, sua temperatura aumentará ou diminuirá de 1°C.

Qual a capacidade térmica de um elemento?

  • Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento. Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.

Qual a capacidade térmica de um objeto?

  • Por mais que o termo utilizado seja capacidade térmica, não há limite para a quantidade de calor que pode ser trocada por um objeto. As fagulhas incandescentes, liberadas pelo atrito gerado por um esmeril, ao atingirem um operário, não causam queimaduras.

Postagens relacionadas: