Que é um número racional?

Índice

Que é um número racional?

Que é um número racional?

Um número racional é um número que pode ser expresso como uma fração p / q onde p e q são inteiros e q! = 0. Um número racional p / q diz ter numerador p e denominador q. ... Exemplos de números racionais incluem -7, 0, 1, 1/2, 22/7, 12345/67 e assim por diante.

O que não é um número racional?

Qualquer número que não seja racional é irracional. É portanto um número que não pode ser escrito na forma de fração, com numerador e denominador inteiro. Dito de outra forma, o conjunto dos números irracionais é composto por todos as dízimas infinitas não periódicas.

É um exemplo de um número racional?

Exemplos de números racionais: ⁄1 = 4 (números inteiros); ⁄100 = 0,03 (números decimais exatos);

Como saber quando um número é racional?

O conjunto dos números racionais é formado por todos os elementos que podem ser escritos na forma de fração. Assim, se o número pode ser representado por uma fração, então ele é um número racional.

Como saber se o número é racional ou não?

Para que um número seja considerado irracional, ele precisa respeitar a definição, ou seja, ele não pode ser representado como uma fração. Esses números são as raízes não exatas, as dízimas não periódicas e alguns casos especiais, como a constante π (lê-se: pi) ou o número ɸ (lê-se: fi), entre outros.

Qual desses números é um número não é racional?

Acontece que existem números que não podem ser escritos como a divisão de dois inteiros. Isto é, não são racionais. Esses números são chamados de NÚMEROS IRRACIONAIS. O exemplo clássico de número irracional é = 62...

Quais são os números racionais?

  • Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou decimal ...

Quais são os números racionais negativos e o zero?

  • Números racionais negativos e o zero formam esse subconjunto. Racionais positivos. Esse subconjunto é composto pelos números racionais positivos. Racionais negativos. Subconjunto formado pelos números racionais negativos. Leia também sobre operações com números decimais.

Qual é o conjunto dos números irracionais?

  • Dito de outra forma, o conjunto dos números irracionais é composto por todos as dízimas infinitas não periódicas. Assim sendo, são números cuja expressão decimal possui um número infinito de algarismos sem qualquer repetição periódica.

Postagens relacionadas: