O que é projeto pedagógico inclusivo?

O que é projeto pedagógico inclusivo?

O que é projeto pedagógico inclusivo?

25, 2003). É no projeto pedagógico que a escola se posiciona em relação ao seu compromisso com uma educação de qualidade para todos os seus alunos, especiais ou não.

O que diz o PPP sobre inclusão?

Previsto pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, o AEE é uma forma de garantir que o educando com deficiência tenha acesso a um conjunto de apoios e de recursos que minimizem as dificuldades enfrentadas com base em sua deficiência.

Qual a importância do projeto político pedagógico para a escola que assume uma postura inclusiva?

Sua importância, entre outros aspectos, reside no fato da escola gerir suas ações com base num diagnóstico de sua realidade educacional, de modo que, a partir desse conhecimento, a comunidade escolar possa coletivamente identificar suas dificuldades com vistas a propor soluções.

O que o projeto pedagógico inclui?

O Projeto Pedagógico deve contar com a participação efetiva da comunidade escolar na sua elaboração. ... O princípio do Projeto Pedagógico da escola é a autonomia. e. O Projeto Político Pedagógico inclui a visão de mundo e de sociedade do conjunto da comunidade escolar.

Qual a importância da rede de apoio na educação inclusiva?

A importância da rede de apoio na educação inclusiva. Oferecer a possibilidade de aprendizado para todos. Essa é a missão da educação inclusiva. Só que isso significa adaptar o ambiente comum para receber qualquer individuo.

Qual a importância do projeto político pedagógico para a escola?

Ou seja, o PPP é responsável por fazer tanto uma avaliação geral da educação, como direcionar as etapas a serem seguidas durante o ano. É importante lembrar que o Projeto Político Pedagógico da escola é um guia para a execução das atividades e deve manter a flexibilidade necessária para lidar com imprevistos.

Qual a importância do projeto político pedagógico de sua escola?

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

Qual o caminho para a educação inclusiva?

  • A Educação inclusiva tem sido um caminho importante para abranger a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça uma proposta ao grupo (como um todo) ao mesmo tempo em que atenda às necessidades de cada um, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de aprendizagem e participação na sala de aula.

Como refletir sobre o significado da educação inclusiva?

  • Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade.

Qual o princípio básico da educação inclusiva?

  • Princípios da educação inclusiva. O princípio básico da educação inclusiva deriva do direito de acesso à educação. Ele é assegurado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é ...

Qual o público alvo da educação inclusiva?

  • O PNE considera público alvo da Educação especial na perspectiva da Educação inclusiva, educandos com deficiência (intelectual, física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades.

Postagens relacionadas: