O que é podcast e como fazer?

Índice

O que é podcast e como fazer?

O que é podcast e como fazer?

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que ajudou na sua popularização, e costuma abordar um assunto específico para construir uma audiência fiel.

Quando foram criados os podcasts?

Como surgiram os podcasts? As primeiras menções ao termo surgiram por volta dos anos 2000, em uma época em que os indivíduos estavam criando mais intimidade com o mundo virtual, tornando-se mais ativos nas tomadas de decisões sobre qual tipo de conteúdo consumir.

Quem criou o podcast no Brasil?

Em outubro de 2004, foi publicado o primeiro episódio do Digital Minds, que foi o primeiro podcast do Brasil. Por trás da ideia estava Danilo Medeiros. O projeto trazia conteúdos sobre tecnologia, ciência, música e cultura. O projeto foi paralisado em 2006.

Quais são os podcasts?

  • A maioria dos podcasts tem também um site ou blog onde os episódios também são publicados, como por exemplo o School of Greatness do Lewis Howes e até o Coisa de Fotógrafa Podcast. Aí é só dar play e ouvir direto no navegador ou você pode fazer o download pra que o arquivo fique dentro do computador e você ouça no player dele mesmo.

Qual a origem do termo podcast?

  • A origem do termo podcast teria surgido a partir da junção de iPod, dispositivo da Apple de reprodução de arquivos MP3 (áudio), e broadcast, palavra em inglês que significa "transmissão" (de rádio). Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry. Ver também:significado de MP3.

Qual o objetivo do podcast?

  • Veja a seguir alguns tópicos relacionados com o seu objetivo. Podemos dizer que o principal objetivo do podcast é compartilhar conteúdo, simples assim! Na prática, escolhe-se um tema e cria-se um programa ou um episódio para compartilhar o que se sabe sobre esse assunto.

Como escutar um podcast?

  • Um podcast pode ser ouvido no trânsito, durante exercícios físicos na academia, enquanto se faz a arrumação da casa, na cama, no horário de descanso, enquanto estamos na espera de algum compromisso, dentre muitas outras possibilidades. Outro bom motivo para escutar um podcast é porque é um conteúdo gratuito.

Postagens relacionadas: