O que é substantivo coletivo de exemplo?

Índice

O que é substantivo coletivo de exemplo?

O que é substantivo coletivo de exemplo?

O substantivo coletivo é o nome comum que se dá a um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. ... É possível categorizar os coletivos entre os chamados universais (povo, revoada, constelação) e os particulares (laranjal, ninhada, coleção).

Quais os substantivos coletivos?

Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.

Qual das alternativas apresenta um substantivo coletivo?

A resposta correta é a alternativa C.

Qual é o coletivo de altas?

Altas é o plural de alta. O mesmo que: subidas.

Qual é o substantivo coletivo de pessoas?

Substantivos Coletivos
Substantivos Coletivos
MatilhaDe cães de caça
De gente
MultidãoDe pessoas
PlêiadeDe poetas, de artistas

Quais são os substantivos coletivos de pessoas?

  • Substantivos coletivos de pessoas. Orquesta Filarmonica de Jalisco. Assembleia - de parlamentares, de pessoas em geral. Banda - de instrumentistas tocando a mesma peça. Batalhão, legião, pelotão, tropa - de soldados de uma determinada repartição. Caravana - de viajantes ...

Quais são os substantivos coletivos de animais?

  • Substantivos coletivos de animais 1 Alcateia — de lobos 2 Baleal — de baleias 3 Bando — de pássaros 4 Boiada — de bois (manada em Portugal e Brasil) 5 Burricada — de burros 6 Cardume — de peixes 7 Cáfila — de camelos e dromedários 8 Enxame — de abelhas 9 Fato — de cabras 10 Fauna — de animais de uma região

Quais são os coletivos de plantas?

  • Substantivos coletivos de plantas. Arvoredo ou bosque: coletivo de árvores. Buquê ou ramalhete: coletivo de flores. Cacho ou penca: coletivo de frutas. Carvalhal ou reboredo: coletivo de carvalhos. Cerca: coletivo de cerquinhos. Flora: coletivo de plantas de uma região. Herbário: coletivo de plantas secas prensadas.

Qual o significado do termo “substantivo”?

  • Ao enfatizarmos acerca do termo “substantivo”, o mesmo conceitua-se como sendo o termo utilizado para nomear seres pertencentes a classes distintas, tais como: animais, entidades, pessoas, lugares, entre outros.

Postagens relacionadas: