O que é normatização de um teste psicológico?

Índice

O que é normatização de um teste psicológico?

O que é normatização de um teste psicológico?

1.4 - Normatização dos testes psicológicos A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).

O que mede um teste Psicometrico?

Olá, respondendo a sua dúvida,testes psicométricos, destinam-se a medir características mentais intrínsecas de uma pessoa, ou seja, trata-se de testes que avaliam a personalidade do indivíduo, de forma objetiva e padronizada, é utilizado como uma medida de desempenho e se baseia em amostras estatísticas de comparação.

Qual o objetivo de padronizar um teste psicológico?

A padronização de um teste refere -se às condições de aplicação dos testes psicológicos, ou seja, a atenção dada à coleta de dados. ... Por isto, padronizar as condições de testagem significa garantir a eficácia de seus resultados.

Qual a validade do teste psicológico?

Art. 14 - Os estudos de validade, precisão e normas dos testes psicológicos terão prazo máximo de 15 (quinze) anos, a contar da data da aprovação do teste psicológico pela Plenária do CFP.

Quais são os tipos de testes psicométricos?

Os 7 principais tipos de testes psicológicos

  1. Inventário de Administração de Tempo (ADT) Todos os tipos de testes psicológicos têm um objetivo para ser aplicados. ...
  2. Palográfico. ...
  3. Teste de Raciocínio Lógico. ...
  4. Teste Não Verbal de Inteligência (G-36) ...
  5. Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI) ...
  6. Teste Wartegg. ...
  7. Escala Beck.

Qual a fidedignidade dos testes?

  • A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.

Qual o significado da palavra fidedigno?

  • Significado de Fidedigno. adjetivo Merecedor de crédito, de confiança: declarações fidedignas. Que é real e verdadeiro; autêntico: realizou um fidedigno levantamento das dívidas da empresa. Caracterizado por ser real e verdadeiro; genuíno: obra fidedigna. Etimologia (origem da palavra fidedigno ).

Qual a fidedignidade de um teste psicológico?

  • Portanto, um bom teste psicológico deve ser tanto fidedigno quanto válido, embora a validade seja considerada como a verdadeira medida da utilidade do teste. A fidedignidade é frequentemente explicada em termos do processo de mensuração na física e engenharia.

Qual o método mais utilizado para estimar a fidedignidade?

  • Dentre os métodos usados para estimar a fidedignidade, o método de teste-reteste é considerado o mais direto e envolve a aplicação duas vezes de um mesmo teste para um mesmo grupo de examinandos, com um intervalo entre as duas aplicações.

Postagens relacionadas: