O que é um grupo de natureza da despesa?

Índice

O que é um grupo de natureza da despesa?

O que é um grupo de natureza da despesa?

Entende-se por grupo de natureza da despesa a agregação de elementos de despesa que apresentam as mesmas características quanto ao objeto de gasto. Segundo a portaria interministerial nº , existem seis grupos de natureza da despesa, com os seus respectivos códigos numéricos de identificação.

Quais são os grupos de despesas?

Classificação da despesa agregando elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto, conforme discriminado a seguir: 1 - Pessoal e Encargos Sociais; 2 - Juros e Encargos da Dívida; 3 - Outras Despesas Correntes; 4 - Investimentos; 5 - Inversões Financeiras; 6 - Amortização da Dívida; e 9 - ...

Como são classificadas as despesas orçamentárias segundo a sua natureza?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

Qual a classificação das despesas?

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Quais são os grupos de despesa?

  • Segundo a portaria interministerial nº , existem seis grupos de natureza da despesa, com os seus respectivos códigos numéricos de identificação. São despesas decorrentes de pagamentos de salários, encargos, gratificações, aposentadorias, pensão, benefícios assistenciais, entre outros.

Qual a natureza da despesa?

  • Na base de dados do sistema de orçamento, o campo que se refere à natureza da despesa contém um código composto por oito algarismos, sendo que o 1º dígito representa a categoria econômica, o 2º grupo de natureza da despesa, o 3º e o 4º dígitos representam a modalidade de aplicação, o 5º e o 6º o elemento de despesa e o 7º e o 8º dígitos

Quais são os elementos de despesa?

  • Veja apenas alguns exemplos de elementos de despesa (a lista é imensa): Conforme já explicado, o elemento é o menor desdobramento da classificação por natureza de despesa que possui caráter obrigatório.

Qual a classificação da despesa?

  • § 4º As classificações da despesa por categoria econômica, por grupo de natureza, por modalidade de aplicação e por elemento de despesa, e respectivos conceitos e /ou especificações, constam do Anexo II desta Portaria.

Postagens relacionadas: