O que a harmônica causa na rede elétrica?

O que a harmônica causa na rede elétrica?

O que a harmônica causa na rede elétrica?

As harmônicas interferem na maior parte dos componentes elétricos, eletrônicos e também nos condutores. Os indutores e capacitores têm a sua reatância dependente da frequência. Desta forma, quando existem harmônicas na rede elétrica, há uma variação nas reatâncias capacitivas e indutivas!

O que são componentes harmônicas?

Tecnicamente, um harmônico é um componente de uma onda periódica cuja frequência é um múltiplo inteiro da frequência fundamental (no caso da energia elétrica brasileira, de 60 Hz). Harmônicos são fenômenos contínuos e não devem ser confundidos com fenômenos de curta duração, os quais duram apenas alguns ciclos.

O que são filtros harmônicos?

Distorção harmônica é um tipo específico de energia suja, que é normalmente associada com a crescente quantidade de acionamentos estáticos, fontes chaveadas e outros dispositivos eletrônicos nas plantas industriais.

Que são harmônicas?

Em acústica e telecomunicações, uma harmônica ou harmónica de uma onda é uma frequência específica de vibração que tem a propriedade de causar o fenômeno de ressonância. A tais frequências é dada a denominação frequências de ressonância.

Como eliminar harmônica da rede elétrica?

Uma das formas de reduzir a circulação destas correntes harmônicas é filtrá-las, evitando, assim, que as tensões dos barramentos sejam distorcidas pela alimentação das cargas não lineares.

Como reduzir harmônicos?

Uma das formas de reduzir a circulação destas correntes harmônicas é filtrá-las, evitando, assim, que as tensões dos barramentos sejam distorcidas pela alimentação das cargas não lineares.

Que tipo de equipamentos produzem harmônicas na rede elétrica?

Na rede elétrica, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. São causadas por equipamento que têm carga não-linear (transistores, tiristores, diodos, etc). Exemplos: computadores, vídeo-games, eletrônicos, no-breaks, etc.

Quais os filtros para corrigir harmônicas?

O filtro harmônico ativo “StacoSine” utiliza a eletrônica de potência (IGBTs) para monitorar a carga não linear e dinamicamente corrigir cada harmônica, da 3ª a 51ª ordem, através da injeção de uma corrente em oposição de fase com a corrente harmônica gerada pela carga.

Qual a diferença entre um filtro ativo e um passivo?

A única diferença entre eles são seus componentes, sendo que o filtro passivo é composto somente por elementos passivos de circuito (resistores, indutores e capacitores), enquanto o filtro ativo possui, além dos componentes já citados, transistores e amplificadores.

Quais são as harmônicas mais problemáticas?

  • Devido a algumas características físicas, as harmônicas mais comuns de aparecerem na rede são as ímpares (terceira, quinta, sétima, etc.), sendo que normalmente a terceira é a maior, se tornando a mais problemática.

Como são formadas as harmônicas?

  • E existem também as harmônicas ímpares, que são formadas a partir da multiplicação de um número ímpar por 60Hz, como 180Hz que é 60Hz multiplicado Hz Hz por 7 e assim vai. Dessa forma as harmônicas são ordenadas de acordo com o múltiplo do qual a origina.

Quais são as correntes harmônicas na rede elétrica?

  • Na rede elétrica, as correntes harmônicas se somam com a corrente fundamental causando distorções na forma de onda original da rede. São causadas por equipamento que têm carga não-linear (transistores, tiristores, diodos, etc). Exemplos: computadores, vídeo-games, eletrônicos, no-breaks, etc.

Qual é o valor da frequência harmônica?

  • Na rede elétrica o valor da frequência fundamental é de 60Hz. Harmônicas Pares e Ímpares Quando a frequência harmônica apresenta um valor de 60Hz multiplicado por um valor de número par, forma-se as harmônicas pares, como 120Hz que é 60Hz multiplicado Hz Hz por 6 e assim vai.

Postagens relacionadas: