O que são haletos orgânicos e dê exemplos?

Índice

O que são haletos orgânicos e dê exemplos?

O que são haletos orgânicos e dê exemplos?

Os haletos orgânicos são hidrocarbonetos que tiveram um ou mais hidrogênios substituídos por halogênios. Alguns compostos desse grupo são o clorofórmio, o DDT e os CFCs.

Onde se encontra os haletos orgânicos?

Haletos orgânicos são cadeias carbônicas que apresentam halogênios, elementos da família 7A ou grupo 17, em sua estrutura. Eles são oriundos de hidrocarbonetos que sofreram uma reação de substituição ou de adição.

Quais são os haletos?

Haletos. Os haletos são compostos químicos que possuem qualquer um dos representantes da família 7A (flúor, cloro, bromo, iodo e astato) com estado de oxidação -1.

Onde os haletos orgânicos são utilizados e qual a sua importância?

Existem muitas aplicações para os haletos, dentre os exemplos mais importantes podemos citar que os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico.

Quais são os principais usos dos haletos orgânicos?

Esses compostos possuem diversas aplicações no cotidiano, sendo usados na síntese de diversas substâncias (como os compostos de Grignard), como solventes de ceras, vernizes e borrachas, em uma ampla gama de produtos, desde pesticidas e plásticos até pastas de dente e soluções de higiene bucal.

Postagens relacionadas: