Quais são os mecanismos de reparo do DNA?

Índice

Quais são os mecanismos de reparo do DNA?

Quais são os mecanismos de reparo do DNA?

Mecanismos de reparo de dano no DNA

  • Reversão direta: Algumas reações químicas danosas ao DNA podem ser diretamente "desfeitas" por enzimas na célula.
  • Reparo por excisão: Dano a uma ou a umas poucas bases do DNA é frequentemente corrigido por remoção (excisão) e substituição da região danificada.

O que são genes de reparo?

Já os genes de reparo de DNA são responsáveis por corrigir imediatamente qualquer dano gerado ao DNA, sem efeitos nocivos. Mas, se uma mutação ocorre em um gene de reparo, uma célula tem menos capacidade de se corrigir.

Quais são os danos ao DNA?

Os danos no ADN podem ser divididos em dois tipos principais:

  • Danos endógenos que são devidos a ataques pelas ERO produzidas do metabolismo normal celular, um processo conhecido por mutação espontânea;
  • Danos exógenos causados por agentes externos, tais como: Radiação ultravioleta [UV 200-300nm] de variadas fontes;

Qual é o mais importante mecanismo de reparo do DNA?

São vários os mecanismos de reparo presentes nas células. Um dos principais sistemas de reparo de danos no DNA é o sistema de excisão de nucleotídeos (NER), que repara diversas lesões que resultam em grandes distorções na hélice do DNA.

Qual a importância dos mecanismos de reparo do DNA?

Os mecanismos de reparo de DNA nos protegem de câncer, mas os mesmos mecanismos também protegem as células tumorais contra os quimioterápicos que lesam o DNA, os mecanismos de reparo estão relacionados a mecanismos de resistência de células tumorais, o que pode inviabilizar ou prejudicar as chamadas quimioterapias.

O que é sistema de reparo?

São vários os mecanismos de reparo presentes nas células. Um dos principais sistemas de reparo de danos no DNA é o sistema de excisão de nucleotídeos (NER), que repara diversas lesões que resultam em grandes distorções na hélice do DNA.

O que aconteceria se no processo de replicação fosse adicionada uma base errada ao DNA?

Tanto os erros de incorporação de nucleotídeo quanto a modificação química de um nucleotídeo presente no DNA podem causar uma alteração permanente na instrução genética caso o nucleotídeo não seja substituído antes que a molécula se replique. Essas alterações permanentes na sequência de bases do DNA são as mutações.

Quais são os mecanismos de reparo do DNA?

  • Felizmente, suas células têm mecanismos de reparo para detectar e corrigir muitos tipos de danos ao DNA. Os processos de reparo que ajudam a corrigir o DNA, incluem: Reversão direta: Algumas reações químicas danosas ao DNA podem ser diretamente "desfeitas" por enzimas na célula.

Quais são as desordens do reparo de DNA?

  • Outras desordens do reparo de DNA incluem: 1 Síndrome de Werner; 2 Síndrome de Bloom: hipersensibilidade a luz solar, alta incidência de malignização celular, especialmente leucemias; 3 Ataxia Telangiectasia: sensibilidade à radiação ionizante e alguns agentes químicos. More ...

Qual o sistema de reparo de danos no DNA?

  • Um dos principais sistemas de reparo de danos no DNA é o sistema de excisão de nucleotídeos (NER), que repara diversas lesões que resultam em grandes distorções na hélice do DNA. As ligações cruzadas geradas por radiação UV são um exemplo de lesões reconhecidas por esse sistema.

Quais são as doenças crônicas do reparo de DNA?

  • Desordens crônicas do reparo de DNA. Doenças crônicas podem ser associados com aumento dos danos no DNA. Por exemplo, a fumaça do cigarro causa danos oxidativos ao DNA e outros componentes de células do coração e fígado, resultando na formação de adultos de DNA (moléculas que destroem o DNA).

Postagens relacionadas: