O que são habilidades comportamentais?

Índice

O que são habilidades comportamentais?

O que são habilidades comportamentais?

O gestor precisa fazer uma seleção de competências, observando as habilidades comportamentais. Essas habilidades são atitudes, comportamentos e sentimentos que o colaborador demonstra nas suas relações no ambiente empresarial e social, que podem vão determinar se ele é o funcionário adequado para uma função ou não.

Como descobrir minhas habilidades comportamentais?

Busque autoconhecimento Se conhecer é o primeiro passo do desenvolvimento de soft skills. Só assim é possível entender quais características você já possui e quais precisam de aprimoramento. Dessa forma, você consegue aperfeiçoar suas qualidades, sanar algumas deficiências e, com isso, se destacar no mercado.

O que é uma competência técnica?

As competências técnicas são as que se referem ao conhecimento adquirido pela experiência e formação profissionais.

Quais são as habilidades técnicas?

  • Ricky W. Griffin, autor best-seller e professor da Universidade do Texas define as habilidades técnicas como “aquelas necessárias para executar ou compreender um tipo específico de trabalho realizado numa organização.” Ou seja, são linhas de conhecimentos específicos que permitem ao profissional executar determinada tarefa.

Quais são as competências técnicas e comportamentais?

  • Competências técnicas e comportamentais são características que podem direcionar a sua escolha em um processo de seleção e recrutamento, além de ajudar na avaliação da sua atual equipe. Ainda, algumas delas ganham destaque no mercado de trabalho.

Como é possível equilibrar as competências técnicas e comportamentais?

  • Equilibrar as competências técnicas e as comportamentais é uma tarefa difícil, mas que pode ser colocada em prática. A partir da delimitação dos requisitos fundamentais e diferenciais para determinado cargo, você já tem uma base de eliminação de candidatos e um critério de seleção entre aqueles que passarem pelo primeiro filtro.

Quais são essas habilidades que podem fazer você se destacar?

  • São essas habilidades que podem fazer você se destacar. O mercado de trabalho está em busca de profissionais que tenham mais do que a teoria e habilidades técnicas, os empregadores procuram funcionários com características atitudinais.

Postagens relacionadas: