Como os hidrocarbonetos aromáticos são classificados?

Índice

Como os hidrocarbonetos aromáticos são classificados?

Como os hidrocarbonetos aromáticos são classificados?

Os hidrocarbonetos aromáticos podem ser classificados em mononucleares (apresentam apenas um anel aromático) e polinucleares (apresentam mais de um anel aromático). Nas cadeias mononucleares a substituição do hidrogênio do benzeno pode originar outras estruturas com ramificações saturadas ou insaturadas.

Qual a nomenclatura dos hidrocarbonetos aromáticos?

  • Nomenclatura. Os hidrocarbonetos aromáticos não seguem uma nomenclatura específica como os demais compostos de cadeias carbônicas. Eles são designados por nomes particulares. Esses compostos estão sujeitos a dois ou mais substituintes. Nesses casos, é preciso enumerar o átomo de carbono como forma de indicar onde a substituição ocorre.

Quais são os hidrocarbonetos cíclicos e aromáticos?

  • Os hidrocarbonetos cíclicos e insaturados, que apresentam uma ligação tripla entre seus átomos de carbono, são chamados de ciclinos. Os hidrocarbonetos cíclicos que são compostos por, no mínimo, um anel de benzeno são chamados de aromáticos.

O que são os hidrocarbonetos?

  • O que são hidrocarbonetos? Estudamos os hidrocarbonetos dentro da química orgânica. Os hidrocarbonetos são compostos químicos constituídos primariamente por átomos de hidrogênio e carbono, por meio de ligações covalentes.

Por que consumir alimentos com hidrocarbonetos aromáticos?

  • Alimentos grelhados ou defumados, cremes vegetais, maioneses e margarinas contaminadas com HPAs, são favoráveis ao desenvolvimento de câncer, doenças do fígado, dos rins, da pele, entre outros. Os hidrocarbonetos aromáticos estão constantemente presentes no cotidiano.

Postagens relacionadas: