O que são hidrocarbonetos e como estes estão subdivididos?

Índice

O que são hidrocarbonetos e como estes estão subdivididos?

O que são hidrocarbonetos e como estes estão subdivididos?

Os hidrocarbonetos podem ser divididos em aromáticos (possuem pelo menos um anel benzênico) e alifáticos (não possuem anel benzênico). Esses últimos podem ser subdivididos de acordo com o tipo de cadeia (aberta ou fechada) ou de acordo com o tipo de ligação entre carbonos.

O que é um hidrocarboneto parafínico?

Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos): Hidrocarbonetos de cadeia saturada, ou seja, possuem apenas ligações simples entre carbonos e são cadeias acíclicas (cadeias abertas). Fórmula Geral: CnH2n+2. Na nomenclatura, possuem o intermediário “an".

Como se classificam as cadeias carbônicas?

São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.

Porque os hidrocarbonetos como por exemplo os alcanos são considerados compostos Apolares?

Eles são compostos apolares cujas moléculas apresentam interação fraca do tipo dipolo induzido. Por essa razão, são solúveis em outras substâncias apolares, mas são praticamente insolúveis na água, que é polar. Os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 5 carbonos são gasosos, como o gás metano (CH4).

Quais são os hidrocarbonetos?

  • Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, C x H y. Eles são os compostos mais importantes estudados em Química ...

Quais são os hidrocarbonetos saturados?

  • Um hidrocarboneto pode ser cíclico e, ainda assim, ter um átomo de carbono fora do ciclo. Os hidrocarbonetos saturados são aqueles em que as ligações entre os átomos são simples. Os hidrocarbonetos insaturados são aqueles em que há ligações duplas ou triplas entre os átomos.

Qual o estado físico dos hidrocarbonetos?

  • Estado físico: em condições normais de temperatura e pressão, hidrocarbonetos com quatro ou menos átomos de carbono estão em estado gasoso. Os que possuem de 5 a 17 carbonos estão em estado líquido, e os hidrocarbonetos com mais de 17 carbonos são substâncias sólidas.

Por que os hidrocarbonetos são solúveis?

  • Por essa razão, são solúveis em outras substâncias apolares, mas são praticamente insolúveis na água, que é polar. Os hidrocarbonetos que possuem de 1 a 5 carbonos são gasosos, como o ...

Postagens relacionadas: