Quais são os tipos de hemocomponentes?
Índice
- Quais são os tipos de hemocomponentes?
- O que são hemocomponentes e hemoderivados como são obtidos?
- O que é transfusão de hemocomponentes?
- Quais os hemocomponentes e derivados?
- Como são obtidos os hemocomponentes?
- Quais os cuidados de enfermagem durante a transfusão de hemocomponentes?
- Como obter hemoderivados?
- Quais são as vantagens dos hemocomponentes?
- Por que o uso de sangue e hemocomponentes?
- Qual a diferença entre hemocomponentes e hemoderivados?
- Qual a melhor forma de coleta de hemocomponentes?

Quais são os tipos de hemocomponentes?
Hemocomponentes
- Sangue total (ST) O sangue total é classificado em fresco e estocado. ...
- Concentrado de hemácias (CH) ...
- Plasma fresco congelado (PFC) ...
- Concentrado de plaquetas (CP) ...
- Crioprecipitado (CRIO) ...
- Indicações de uso dos hemocomponentes.
O que são hemocomponentes e hemoderivados como são obtidos?
Já os produtos obtidos em escala industrial, a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químicos são denominados hemoderivados. A Figura 1 apresen‑ ta os produtos originados a partir do sangue total. Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total.
O que é transfusão de hemocomponentes?
Hemocomponentes são produtos gerados um a um nos serviços de hemoterapia, a partir do sangue total, por meio de processos físicos (centrifugação e congelamento) – incluem concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado.
Quais os hemocomponentes e derivados?
Embora ambos tenham o sangue como origem. Assim, a partir do sangue total retirado do doador, a hemoterapia produz quatro componentes separados a partir de processos físicos de centrifugação e congelamento: hemácias (glóbulos vermelhos), plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Como são obtidos os hemocomponentes?
Existem duas formas possíveis de obtenção de hemocomponentes, a mais comum é por meio da coleta de sangue total, e a outra mais específica é pela aférese (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).
Quais os cuidados de enfermagem durante a transfusão de hemocomponentes?
Constatou-se que os cuidados de enfermagem mais freqüentes foram: a verificação da temperatura, a observação de uma via de acesso venoso exclusiva para a administração de hemocomponentes, a observação da permeabilidade do acesso venoso, a observação de reações transfusionais.
Como obter hemoderivados?
A partir do fracionamento do plasma sanguíneo por processos físico-químicos, é possível também preparar hemoderivados, geralmente produzidos em escala industrial. Através desse processo são obtidos concentrados de fatores de coagulação, albumina, globulinas.
Quais são as vantagens dos hemocomponentes?
- Tais particularidades, tornam indispensável a ra- cionalização na utilização dos hemocomponentes, considerando sem- pre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso.
Por que o uso de sangue e hemocomponentes?
- O uso de sangue e hemocomponentes é uma prática cara para o SUS, que necessita e utiliza tecnologia de ponta e recursos humanos alta- mente especializados, e tem seu fornecimento diretamente relacionado à doação voluntária.
Qual a diferença entre hemocomponentes e hemoderivados?
- Qual a diferença entre hemocomponentes e hemoderivados? HEMOCOMPONENTES: ou componentes lábeis do sangue são produtos obtidos a partir do sangue total por meio de processos físicos (centrifugação, congelamento).
Qual a melhor forma de coleta de hemocomponentes?
- Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total. A outra forma, mais específica e de maior complexidade, é a coleta por meio de aférese1. 1 Aférese é um procedimento caracterizado pela retirada do sangue do doador, seguida da separação de seus componentes por um equipamento próprio]