O que são Habilidadesmotoras?

Índice

O que são Habilidadesmotoras?

O que são Habilidadesmotoras?

Por habilidade motora entende-se qualquer tarefa, simples ou complexa que, por intermédio da exercitação, pode passar a ser efectuada com elevado grau de qualidade, podendo chegar à automatização. As habilidades motoras: * básicas (ou fundamentais) e específicas.

Quais são as habilidades motoras abertas?

Habilidade motora aberta: envolve um ambiente instável e imprevisível em que um objeto ou o meio ambiente está em movimento e determina quando começar a ação. Habilidade motora fechada: envolve um ambiente estável num ambiente estático em que o executante determina quando começar a ação.

Como a criança desenvolve suas habilidades motoras?

  • Segundo Fernando Sánchez Bañuelos e seu livro Bases para uma didática de educação física e esportes (1992) , as crianças desenvolvem suas habilidades motoras em 4 fases. Varia de 4 a 6 anos. Nesse momento, a criança desenvolve suas habilidades perceptivas. Entenda seu corpo e sua relação com o espaço ao seu redor.

Quais são as habilidades motoras de equilíbrio?

  • As habilidades motoras de equilíbrio, às vezes referidas como habilidades não locomotoras são aquelas que permanecem no lugar, mas se mover ao redor de seu eixo horizontal ou vertical. Há tarefas de equilíbrio dinâmico nas quais o objetivo é obter ou manter o equilíbrio contra a força da gravidade.

Quais são as habilidades motoras finas?

  • Amarrar os sapatos, colorir, cortar com tesoura são exemplos de habilidades motoras fundamentais manipulativas finas. Arco e flecha, tocar violino e jogar dardos têm aspectos motores finos e são atividades que requerem habilidades motoras finas especializadas. (Gallahue]

Qual a importância das habilidades motoras para o currículo escolar?

  • Para a Educação Física escolar, habilidades motoras ou habilidades motoras básicas ocupa definitivamente um lugar em qualquer currículo, principalmente na educação infantil. Para Magill (1984) a National Education Association (NEA) defendia em seu currículo, a necessidade de considerar a pessoa como um todo.

Postagens relacionadas: