Por que para John Locke não existem ideias inatas?

Índice

Por que para John Locke não existem ideias inatas?

Por que para John Locke não existem ideias inatas?

Nossas ideias tem origem nas nossas experiências. ... Para Locke não existem ideias inatas, que nascem com as pessoas, as pessoas tiram suas ideias das experiências de sua vida. Essas ideias que tiramos da experiência são ideias simples e nosso intelecto tem a capacidade de combinar essas ideias e criar ideias complexas.

Qual a origem das teorias inatistas?

  • As teorias inatistas já estão presentes em Platão, mas também na Filosofia moderna — notadamente entre os racionalistas dos séculos XVII e XVIII, especialmente Descartes, Espinoza e Leibniz, entre outros.

Qual a origem do inatismo?

  • Inatismo é a concepção que algumas ideias/conhecimentos advindos de conteúdos mentais estão presentes desde o nascimento, isto é, não são adquiridas ou aprendidos. O inatismo opõe-se particularmente ao empirismo de John Locke, onde em sua obra "Ensaio acerca do Entendimento Humano", afirma que a mente (mind) ...

Qual o significado do termo ideia?

  • O termo ideia é normalmente empregado como sinônimo de concepção, noção ou representação (a ideia de ciência, de justiça). No plural, designa nesse caso um conjunto, individual ou coletivo, de pensamentos ou opiniões relativas a este ou aquele domínio (as ideias morais de Rousseau, a história das ideias).

Por que essas ideias não são inventadas?

  • Estas ideias inatas, claras e distintas, não são inventadas por nós mas produzidas pelo entendimento sem recurso à experiência. Elas subsistem no nosso ser, em algum lugar profundo da nossa mente, e somos nós que temos liberdade de as pensar ou não.

Postagens relacionadas: