Quem foi o criador das iluminogravuras?

Índice

Quem foi o criador das iluminogravuras?

Quem foi o criador das iluminogravuras?

As iluminogravuras – objeto do presente trabalho – foram obras criadas pelo próprio Ariano Suassuna, conforme explica e de ne Victor e Lins: “A partir da ideia e do nome das iluminuras, Ariano Suassuna criou as iluminogravuras, unindo gravura e poesia numa só obra de arte [...]” (VICTOR; LINS, 2007).

Onde surgiram as iluminogravuras?

Essa técnica surgiu durante a Idade Média e consistia em decorar textos religiosos escritos à mão, por meio de escritos, desenhos e pinturas especiais. As iluminuras inspiraram Ariano Suassuna a criar as iluminogravuras, obras que também reúnem texto e imagem. ...

O que é Arte Armorial?

Movimento Armorial foi uma iniciativa artística cujo objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna.

O que é iluminuras medievais?

As iluminuras são ilustrações presentes em manuscritos medievais e representam inúmeras cenas do cotidiano da época.

Como surgiram às iluminuras medievais?

Os mais antigos testemunhos de iluminura remontam ao Egito Antigo. Nesta civilização realizavam-se ilustrações em rolos de papiro, acompanhando textos hieroglíficos, como os "Livros dos Mortos", executados para personagens importantes da sociedade (soberanos, aristocratas, sacerdotes, etc.).

Qual a técnica utilizada na Idade Média para decorar textos religiosos usando letras desenhos e pinturas especiais?

Iluminura é um tipo de pintura decorativa aplicada às letras capitulares dos códices de pergaminho medievais. O termo aplica-se igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média.

Qual a importância para a arte O Movimento Armorial?

O movimento armorial, surgido na década de 70 no Brasil, foi uma vertente artístico-cultural de valorização das artes populares nordestinas. O objetivo central era criar uma arte brasileira singular baseada nas raízes populares.

O que significa o nome Armorial?

Significado de Armorial adjetivo, substantivo masculino Livro de registro de brasões.

Postagens relacionadas: