O que é indicador de liquidez corrente?

Índice

O que é indicador de liquidez corrente?

O que é indicador de liquidez corrente?

Liquidez corrente é um indicador financeiro que mostra a capacidade de uma empresa de quitar todas suas dívidas a curto prazo. Na teoria, nada mais é do que a relação entre os valores previstos de entrada em caixa e também de saída — nesse caso, em um curto horizonte de tempo.

Como interpretar índices de liquidez?

Como regra geral, a leitura dos índices de liquidez é feita da seguinte maneira: - Índice de liquidez maior do que 1: a empresa possui alguma folga para cumprir com suas obrigações. - Índice de liquidez igual a 1: os valores à disposição da empresa empatam com as contas que ela tem para pagar.

Qual o indicador de liquidez de um ativo?

O indicador de liquidez geral leva em conta a situação no curto e no longo prazo da empresa, por meio da seguinte equação: Liquidez Geral = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo/ Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.

Quais são os principais indicadores de liquidez e endividamento?

Os Indicadores de Liquidez e Endividamento são no total 4: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral.

Qual o objetivo dos índices de liquidez?

Os indicadores de liquidez são índices financeiros que servem para averiguar o crédito de uma empresa, ou seja, sua capacidade monetária para cumprir com suas obrigações do passivo.

Quais são os índices de liquidez?

  • Os índices de liquidez são informações extraídas do Balanço Patrimonial de uma empresa que avaliam a capacidade da mesma em cumprir com suas obrigações.

Qual a contabilidade do indicador de liquidez?

  • Para realizar a análise desses indicadores, existe uma regra utilizada pela contabilidade que se baseia nos resultados das fórmulas de cada indicador de liquidez, conforme abaixo: Resultado > 1: positivo. Bom grau de liquidez; Resultado = 1: neutro. Ativos possuem o mesmo valor dos passivos; Resultado < 1: negativo.

Qual é o indicador de Liquidez Seca?

  • O Indicador de Liquidez Seca é o segundo índice de máximo. Ele considera o dinheiro que a empresa irá receber em menos de 1 ano e compara isso às dívidas que terá que pagar em menos de 1 ano. No entanto, ele considera apenas DINHEIRO e não ESTOQUES. Além disso, ele é um indicador mais realista, se comparado ao índice de solvência de caixa.

Quanto maior é o índice de liquidez da empresa?

  • Índice de liquidez menor do que 1: se a empresa precisasse quitar todas as suas obrigações no curto prazo, ela não teria recursos suficientes. Quanto maior for o índice de liquidez da empresa, maior tende a ser sua saúde financeira. No entanto, esses índices contábeis não devem ser considerados isoladamente.

Postagens relacionadas: