Como os impostos são classificados?
Índice
Como os impostos são classificados?
Os tributos podem ser classificados quanto a sua finalidade, quanto à vinculação à atividade estatal, e quanto a quantidade. A classificação quanto à finalidade ou função divide os tributos em fiscais, extrafiscais e parafiscais. São fiscais os tributos que visam abastecer os cofres públicos. Exemplos: ISS, ICMS e IR.
Quantos e como são classificados os tributos do Brasil?
Quanto a classificação: Diretos, Indiretos, reais, pessoais, proporcionais, progressivos, parafiscais, extrafiscais. DIRETO: contribuinte de fato e de direito. Uma só pessoa reúne as características de contribuinte, ou seja, somente ele é o responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias previstas na lei.
Qual a principal característica dos impostos?
Características dos impostos Os impostos, via de regra, incidem sobre o patrimônio, a renda e o consumo. Vale lembrar que o fato gerador dos impostos não está ligado a uma contraprestação estatal, ou seja, não é vinculado a algo que o governo oferece em troca.
Qual a diferença entre impostos pessoais e reais?
- Com a Constituição de 1988, passou a ter enorme importância (art. 145, § 1º) a distinção entre impostos pessoais e reais. 56.2 São impostos reais aqueles cujo aspecto material da h.i. limita-se a descrever um fato, ou estudo de fato, independentemente do aspecto pessoal, ou seja, indiferente ao eventual sujeito passivo e suas qualidades.
Quais são os impostos?
- Impostos, portanto, são aqueles tributos não vinculados a supracitada atuação estatal. A conceituação legal de impostos está disposta no artigo 16 do Código Tributário Nacional, segundo o qual “imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”.
Qual a classificação dos impostos reais e pessoais?
- DEFINIÇÃO E CONCEITO DE IMPOSTO REAL A doutrina sujeita os impostos a diversas classificações, sendo que, dentre elas, focaremos no estudo da classificação que os distingue entre impostos reais e pessoais, levando em consideração o aspecto pessoal e o aspecto material das hipóteses de incidência dos impostos.
Quais são os impostos indiretos?
- Exemplifica-se com os impostos que gravam a renda (IR) ou o patrimônio do contribuinte (imposto predial, territorial urbano e rural) ”. [6] Já os impostos indiretos, para Cláudio Carneiro seriam “Já́ os impostos indiretos são aqueles em que o contribuinte de direito é diferente do contribuinte de fato.